postado em 31/10/2009 20:43
Belo Horizonte (MG) - Derrotados na última rodada, Goiás e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, no Serra Dourada, às 16h, pela 33; rodada do Campeonato Brasileiro, com a ;corda no pescoço;. Outro mau resultado pode sepultar de vez as pretensões de ambas as equipes: o Galo ainda sonha com o título, enquanto os esmeraldinos lutam ao menos pela vaga na Copa Libertadores de 2010.Quem ainda se encontra mais próximo de seu objetivo é o Atlético. Ao perder para o Fluminense por 2 a 1, no Maracanã, na última quinta-feira, o clube deixou escapar a chance de se consolidar na vice-liderança da competição. Mesmo assim, o técnico Celso Roth acredita que o grupo pode dar a volta por cima, desde que corrija as (muitas) falhas apresentadas contra os cariocas.
"Ainda temos uma campanha fantástica. Já disse para os jogadores que, nesta reta final, o que vai decidir o campeonato é quem erra menos. E nós temos errado muito. Time que erra, não ganha jogo. Time que não ganha, não chega", raciocinou o treinador.
Roth será obrigado a promover duas alterações no setor defensivo. O zagueiro Jorge Luiz, expulso contra o Fluminense, será substituído pelo paraguaio Benítez, que já entrou na partida do Maracanã para recompor a defesa. Para a vaga de Jonílson, que levou o terceiro amarelo, o treinador pode optar por uma formação mais defensiva, com a entrada de Renan, ou por um time mais solto, com Serginho. O restante do time será mantido.
Mas a aposta atleticana é mesmo na grande fase do atacante Diego Tardelli, que já balançou as redes 17 vezes na competição. Nos últimos cinco jogos, o artilheiro do Galo deixou sua marca.
Pelo lado do Goiás, a situação é ainda mais complicada. Depois de ser goleado por 4 a 0 pelo Palmeiras na quinta-feira, o time nem sequer teve tempo para tentar encontrar explicações para a má fase. Sem vencer há quatro rodadas, espera encerrar o jejum, ao lado de sua torcida, contra o Atlético.
O técnico Hélio dos Anjos terá um desfalque certo na defesa. O zagueiro Rafael Tolói, vice-campeão mundial de juniores com a seleção brasileira no Egito, levou o terceiro cartão amarelo, foi expulso contra o Palmeiras e terá que cumprir dois jogos de suspensão.
Com vários jogadores que já atuaram no futebol mineiro - casos do goleiro Harley, do zagueiro Leandro Euzébio e do lateral esquerdo Júlio César - o Goiás sabe que encontrará dificuldades diante do Galo, e promete marcação especial, principalmente em cima de Tardelli.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS X ATLÉTICO-MG
Local: Serra Dourada, em Goiânia
Data: 1; de novembro de 2009, domingo
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues e Dibert Pedrosa Moisés (ambos do RJ)
GOIÁS: Harley; Valmir Lucas, Ernando, Leandro Euzébio e Júlio César; Amaral, Fernando, Léo Lima e Romerito (Felipe); Fernandão e Iarley
Técnico: Hélio dos Anjos
ATLÉTICO-MG: Carini; Carlos Alberto, Werley, Benítez e Thiago Feltri; Renan (Serginho), Márcio Araújo, Correa e Ricardinho; Diego Tardelli e Éder Luís
Técnico: Celso Roth