Rio de Janeiro ; O Flamengo conseguiu enfim entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro, a zona de classificação para a Copa Libertadores, ao derrotar o Santos por 1 x 0 na noite deste sábado, no Maracanã.Com um gol de Adriano logo aos sete minutos de jogo, o time carioca chegou aos 54 pontos, assumindo a terceira colocação pelo menos até este domingo, quando pode ser superado por Atlético-MG, Internacional e Cruzeiro.[SAIBAMAIS]
O Peixe, por sua vez, permanece com 42 pontos, apenas na luta para jogar a próxima Copa Sul-Americana. O resultado acabou tendo uma grande contribuição de Paulo Henrique Lima, o Ganso, que desperdiçou dois pênaltis, ambos defendidos pelo goleiro Bruno, o grande nome do jogo. Com o gol marcado, o Imperador chegou aos 17 tentos e se igualou a Diego Tardelli, do Galo, na liderança da corrida pela artilharia.
As duas equipes ainda procuravam a melhor maneira de se posicionarem em campo quando o Flamengo abriu o marcador, aos sete minutos. Leonardo Moura cruzour e Adriano ganhou a disputa com Adaílton para cabecear sem chances para o goleiro Felipe.
O restante do primeiro tempo mostraria que a vantagem do Flamengo era justa. O Santos se revelava um time apático em campo e passivo diante do toque de bola do rival. Já os cariocas, não precisaram de muito tempo para perceber que a postura do Peixe facilitaria a administração do resultado. Pior para os torcedores, que viram um confronto sem muitas emoções na primeira etapa.
Com facilidade para penetrar na defesa rival, o Flamengo quase ampliou aos 17 minutos, quando Juan fez boa jogada individual pela esquerda e bateu cruzado, mas nenhum jogador flamenguista conseguiu empurrar a bola para o fundo da rede.
Com a sua maneira apática de encarar o jogo, o Santos só poderia assustar em um erro do rival. Foi o que aconteceu aos 20 minutos, quando o Peixe perdeu a sua grande oportunidade de empatar. Triguinho lançou a bola na área e Aílton, totalmente afobado, puxou Ganso. Pênalti que o árbitro Nielson Dias assinalou. Porém, o próprio Ganso, encarregado da batida, cobrou mal, facilitando a defesa do goleiro Bruno.
Por muito pouco o castigo não veio aos 23 minutos, em uma cobrança de falta de Petkovic, que Felipe defendeu com dificuldade. Depois disso o jogo se arrastou até o intervalo, tendo sua monotonia quebrada apenas aos 34 minutos, em um chute de Willians que o goleiro santista defendeu.
Mudanças
O Santos voltou para o segundo tempo com Léo e Felipe Azevedo nos lugares de Triguinho e Rodrigo Mancha, respectivamente. As mudanças serviram para que o Peixe entrasse no jogo, passando a ter uma postura mais ativa e ofensiva. Tanto que o time paulista assustou aos três minutos, quando Léo cruzou e André cabeceou para a defesa de Bruno.
O Flamengo, por sua vez, passou a explorar os contra-ataques e neste cenário o confronto passou a ter uma sequência de lances perigosos. Aos nove minutos, Adriano levou a bola pelo lado direito e chutou para Felipe defender.
Três minutos depois, foi a vez de Jean fazer jogada individual e chutar à direita de Bruno. A torcida do Flamengo quase gritou gol aos 18 minutos, quando Adriano foi lançado na área e acertou a trave do goleiro santista.
O que era pouco provável aconteceu aos 28 minutos. Léo lançou bola na área e Álvaro cometeu pênalti em André. O árbitro não teve dúvida em marcar novamente a penalidade. Ganso, mais uma vez, pegou a bola e bateu, mas Bruno voltou a evitar o gol.
Apesar do lance o Santos não desanimou e seguiu pressionando. Por muito pouco o gol de empate não saiu aos 32 minutos. Felipe Azevedo recebeu na área, deslocou Bruno e Álvaro salvou em cima da linha. Seis minutos depois foi a vez de Felipe Azevedo chutar cruzado, a direita do goleiro. Depois disso, porém, o time carioca conseguiu administrar a vitória até o apito final.
O Santos volta a campo no próximo sábado, às 18h30, quando recebe o Náutico na Vila Belmiro, em Santos (SP). Já o Flamengo, no domingo, às 16h, faz confronto direto com o Atlético-MG no Mineirão, em Belo Horizonte.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 x 0 SANTOS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de outubro de 2009 (Sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Nielson Dias (PE)
Assistentes: Jossemmar Moutinho (PE) e Luciano Cruz (PE)
Renda: R$ 1.500.110,00
Público: 77.063 pagantes
Cartões amarelos: Maldonado, Ronaldo Angelim, Álvaro e Leonardo Moura (Flamengo); Triguinho, Adaílton, Léo e Germano (Santos)
GOLS: FLAMENGO: Adriano aos 7 minutos do primeiro tempo
FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Maldonado, Willians (Toró) e Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Welinton) e Adriano
Técnico: Andrade
SANTOS: Felipe, Pará, Eli Sabiá, Adaílton e Triguinho (Léo); Rodrigo Mancha (Felipe Azevedo), Germano, Rodrigo Souto e Paulo Henrique Lima; Jean (Madson) e André
Técnico: Wanderlei Luxemburgo