O paulista Thomaz Bellucci comprovou a boa fase neste domingo e deu mais um passo para figurar entre os principais tenistas do planeta. O número 1 do Brasil e 43 do mundo derrotou o equatoriano Nicolás Lapentti, que vinha sendo seu algoz, e conquistou o título do Challenger de São Paulo, disputado na Sociedade Harmonia de Tênis.
A vitória por 6/4 e 6/4, em 1h33min de partida, deve colocar o brasileiro de 21 anos entre os top 40 pela primeira vez na carreira. Os 90 pontos faturados com o troféu podem levar Bellucci à 37; posição no ranking. A ATP divulgará a lista atualizada nesta segunda-feira.
Foi a primeira vitória do paulista sobre o ex-top 10 Lapentti em quatro jogos. O mais recente deles, em setembro, fez parte do surpreendente triunfo do Equador sobre o Brasil na repescagem da Copa Davis. Antes, o equatoriano havia vencido no Brasil Open de 2008 e no qualifying do Masters 1000 de Montecarlo deste ano.
Temporada
O torneio dentro de casa marcou o encerramento de uma temporada que ficará marcada na carreira de Bellucci. Ele conquistou no saibro de Gstaad o primeiro título ATP de sua carreira.
"O objetivo é me firmar, manter o ranking, ter uma temporada mais regular. Em 2009, somei grandes resultados, mas também houve momentos em que não fui tão bem. Vou buscar regularidade e consistência nos vários pisos e com isso poderei até melhorar o ranking", afirmou o tenista.