Perto de perder seu emprego na McLaren, Heikki Kovalainen deixou o discurso político de lado e falou publicamente sobre o seu incômodo com os privilégios dados a Lewis Hamilton no time.
"Sempre foi difícil aceitar que Lewis era sempre o primeiro a receber novas peças do carro. Nunca quis fazer tomar alguma ação quanto a isso, mas seria bom ser o primeiro a ter essas peças no meu carro, especialmente depois que a gente perdeu as chances de ganhar o campeonato", comentou o piloto, em entrevista à publicação finlandesa Helsingin Sanomat.
Na temporada 2009, Hamilton somou 49 pontos, terminando o campeonato em quinto lugar, ao passo que Kovalianen foi apenas o 12;, com 22.
"Poderia ter reclamado publicamente, mas ao invés disso preferi mostrar ao time que eu sempre me esforcei ao máximo", destacou o piloto, que disse que algumas vezes isso foi percebido.
O privilégio era claro durante os treinos classificatórios. "Sempre que eu e Hamilton estávamos no Q3, eu tinha que sair com mais gasolina. Se não fosse isso, eu poderia ter sido o pole diversas vezes", garantiu.