postado em 03/11/2009 09:50
O primeiro classificado do grupo A para a fase de mata-mata da Liga dos Campeões poderá ser confirmado nesta terça-feira. O Bordeaux irá assegurar uma vaga na próxima etapa caso vença o Bayern de Munique na Alemanha. No outro jogo da chave, a Juventus enfrentará o lanterna Maccabi Haifa, em Israel.
Com 7 pontos ganhos, o Bordeaux lidera o grupo à frente de Juventus (5 pontos), Bayern de Munique (4) e Maccabi Haifa (0). A equipe italiana poderá assumir a ponta da tabela se confirmar o favoritismo diante da israelense e ainda contar com um tropeço dos franceses contra os alemães.
Embora animados com a boa campanha na Liga dos Campeões e também no Campeonato Francês (derrotaram o Monaco por 1 x 0 no sábado e firmaram-se na liderança), os jogadores do Bordeaux viajaram cautelosos a Munique. "Será um jogo intenso e difícil, em que o Bayern é favorito. Mas tentaremos entristecê-los", disse o meio-campista Alou Diarra.
Três brasileiros integram a delegação do Bordeaux na Alemanha. São eles: os volantes Fernando, com passagem pela seleção brasileira, e Wendel, que atuou no Santos e no Cruzeiro, e o atacante Jussiê, mais um jogador revelado pelo clube mineiro.
No Bayern de Munique, o número de brasileiros é menor (apenas o jovem ex-são-paulino Breno está no elenco) e a pressão, maior. Com o empate por 0 x 0 com o Stuttgart, os bávaros caíram para a sexta colocação no Campeonato Alemão. Um tropeço diante do Bordeaux irá piorar bastante a situação do clube também na Liga dos Campeões.
"Times como o Bayern de Munique devem vencer todos os seus jogos. Sabemos que nem sempre funciona assim, mas realmente precisamos ganhar agora. Ainda mais porque jogaremos em casa", conscientizou-se o técnico holandês Louis Van Gaal, que não contará o atacante Thomas Müller e com o defensor Daniel Van Buyten, ambos suspensos.
Na outra partida do grupo A, o fato de jogar em casa talvez não ajude tanto o Maccabi Haifa, que só perdeu até então. O que não deixa despreocupados o elenco da Juventus, vice-líder do Campeonato Italiano. "Será uma partida muito difícil, contra uma equipe perigosa. O time deles se defende bem e tem um contra-ataque rápido. Mas, se vencermos, estaremos mais próximos da próxima fase. É o nosso objetivo", comentou o meia brasileiro Diego.