postado em 03/11/2009 14:15
O Fluminense terá um difícil compromisso nesta quinta-feira, quando visita a Universidad de Chile, em Santiago, às 21h15 (de Brasília), pelo confronto de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. Isso porque o Tricolor entrará em campo pressionado pela necessidade de um triunfo, já que os dois times empataram por 2 x 2 na ida. Os Tricolores, porém, sabem como obter o bom resultado: repetir a exibição dos confrontos contra os times mineiros no Campeonato Brasileiro
Na quinta-feira passada, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Atlético-MG por 2 x 1. Já no domingo, em pleno Mineirão, em Belo Horizonte (MG), o Tricolor viu o Cruzeiro abrir 2 x 0, mas obteve uma virada histórica e se manteve vivo na luta contra o rebaixamento.
Por isso mesmo as atuações contra as equipes de Minas Gerais viraram modelo e inspiração para a conquista da classificação na competição continental. "Acredito que as partidas contra os times mineiros foram muito importantes para mostrar que o time do Fluminense é bom e que ainda podemos alcançar os nossos objetivos nesta temporada. Precisamos usar esses confrontos como modelo de inspiração para o restante da temporada, a começar por essa partida contra a Universidad", disse o atacante Maicon.
Com a experiência de quem defendeu a Universidad Católica, principal rival da Universidad de Chile, por três anos, o meia argentino Darío Conca é outro a destacar a importância de o Fluminense exibir em Santiago a mesma postura mostrada nos últimos compromissos no Campeonato Brasileiro.
"Vamos precisar ter uma grande atuação, pois apenas desta maneira que vamos conseguir voltar para o Rio de Janeiro com a classificação assegurada. Temos que mostrar a mesma vontade e a mesma qualidade que exibimos contra o Atlético e principalmente no segundo tempo do Cruzeiro" disse Conca.
Cuca também lembrou aos jogadores a necessidade de o Fluminense exibir muita vontade contra os chilenos. "Acredito que tecnicamente temos plenas condições de obtermos um resultado positivo no Chile, mas isso apenas não será suficiente para garantirmos a classificação. Falo isso porque vamos ter que mostrar muita vontade, já que o time deles também precisa da vaga", disse.
O treinador do Tricolor ainda não definiu a escalação que vai a campo, mas ele não poderá contar com o lateral esquerdo Dieguinho e nem com o meia argentino Equi González, que não foram inscritos na competição. Desta maneira, o Tricolor deverá ir a campo na quinta-feira com a seguinte formação: Rafael, Gum, Dalton e Digão; Mariano, Diogo, Diguinho, Darío Conca e João Paulo; Maicon e Fred.