postado em 03/11/2009 20:10
O Bordeaux não sentiu a pressão de jogar na Alemanha e passou pelo Bayern de Munique por 2 x 0, nesta terça-feira. Com gols de Gourcuff e Chamakh, a equipe francesa confirma a boa fase e se classifica à próxima fase da Liga dos Campeões. Ainda pelo grupo A do torneio continental, a favorita Juventus derrotou o Maccabi Haifa por 1 x 0 e também encostou na ponta.
Os resultados deixam o Bordeaux com dez pontos conquistados, seis a mais que o terceiro colocado Bayern e, restando apenas duas rodadas, com a vantagem do confronto direto. A Juventus vai a oito pontos e também fica perto de uma das duas vagas, enquanto o Maccabi Haifa dá adeus ao torneio.
Jogando pela vitória para se manter vivo na competição, o Bayern viu o visitante abrir o placar na Alemanha. Quando o jogo se encaminhava para o intervalo, Gourcuff anotou o primeiro gol da partida. Aos 37 minutos de jogo, o meio-campista brasileiro Wendel cruzou para a grande área, e o meia-atacante francês, livre de marcação na segunda trave, cabeceou para a rede.
Mesmo com menor posse de bola durante o primeiro tempo, os franceses chegaram ao gol em função da boa organização em campo. Em contrapartida, os alemães, que se encontravam em pior situação e precisando de um triunfo para seguir no torneio, estavam anulados pela marcação do Bordeaux.
No retorno do intervalo, por conta da fraca atuação de seu time e do desespero pelo resultado positivo, o técnico Louis van Gaal resolveu mexer. Com 14 minutos da segunda etapa, ele sacou o defensor Braafheid, que vinha fazendo uma boa partida, para a entrada do atacante Mario Gómez, o que deixou a torcida do Bayern irritada nas arquibancadas da Allianz Arena.
Aos 45 minutos da segunda etapa, o Bordeaux ainda ampliou a vantagem. Chamakh recebeu longo lançamento do brasileiro Fernando, ganhou disputa com a defesa adversária e definiu o êxito francês em território adversário.
No mesmo grupo, a Juventus visitou o Maccabi Haifa também nesta terça-feira. Na vice-liderança, o time italiano sabia que ficaria muito perto da próxima fase se obtivesse uma vitória em Israel. E foi o que de fato aconteceu: com 45 minutos de confronto, Camoranesi recebeu cruzamento baixo de Cáceres e, de primeira, colocou no fundo da meta adversária.