postado em 03/11/2009 23:01
Atuando metade do segundo tempo com dois homens a mais dentro de campo, o Ceará fez a lição de casa na noite desta terça-feira e se aproximou ainda mais de retornar à elite do futebol nacional após 16 anos disputando o Campeonato Brasileiro da Série B. Contando com um estádio Castelão lotado, o Vovô derrotou o Bragantino por 2 x 0 e assumiu provisoriamente a vice-liderança da competição.
Com 63 pontos, os comandados de Paulo César Gusmão passaram o Guarani, que entra em campo contra o Atlético-GO neste sábado, na tabela e chegaram à segunda colocação. O Bragantino, por sua vez, caiu à oitava posição ao permanecer estacionado com 49 tentos.
[SAIBAMAIS]
Bem postado na tabela de classificação, o Ceará tentará se aproximar ainda mais do acesso na próxima terça-feira, às 21 horas, horário de Brasília, quando o clube nordestino terá pela frente um confronto direto contra o Atlético-GO, um dos postulantes à Série A em 2010.
Sem muitas expectativas para a reta final do campeonato, o Bragantino também atuará na terça-feira, mas às 19h30, e enfrentará pela 35ª rodada o Paraná, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
O jogo
Muito próximo do acesso, o Ceará contou de imediato com o apoio de um belíssimo público no estádio Castelão. Dessa forma, com a força da sua torcida, o Vovô buscou pressionar o Bragantino desde o apito inicial e criou a primeira grande oportunidade logo no primeiro minuto de partida. Após cruzamento de Fábio Vidal, Wellington Amorim arrematou da entrada da área, de primeira, e obrigou uma grande defesa do goleiro Gilvan.
O trabalho do camisa 1 do Braga apenas aumentou conforme o andamento da primeira etapa. Aos 11, Boiadeiro tentou cruzar e acabou mandando a bola na direção da meta defendida por Gilvan. Mostrando agilidade e habilidade debaixo das traves, o goleiro paulista conseguiu a recuperação e mandou a bola para escanteio.
Apesar de apresentar-se defensivamente para a partida, o Bragantino cedia espaços para o Ceará, principalmente pelo lado esquerdo, onde Boiadeiro descia frequentemente. Com 30 minutos, depois de uma bela jogada do lateral, a bola chegou aos pés de Geraldo. O camisa 10 e capitão da equipe girou para a perna esquerda, mas chutou à direita de Gilvan, desperdiçando a última chance dos mandantes na primeira etapa.
O Ceará retornou a campo melhor e aumentou a pressão sobre o Bragantino, que seguia abdicando do ataque para segurar o empate. Contudo, a situação paulista começou a desmoronar com nove minutos, quando Kadu puxou o veloz Misael, impedindo contra-ataque dos mandantes, e recebeu o segundo amarelo. Consequentemente, o vermelho.
Aos 11, o Vovô teve outra grande chance para abrir o marcador. Após jogada de Boiadeiro pela direita e disputa pelo alto, a bola sobrou para Careca. O meio-campista chutou de primeira, mas a bola passou rente à trave de Gilvan.
A situação do Ceará ficou melhor ainda após uma bobagem do volante Mário, do Bragantino, que deu uma cotovelada em João Marcos e deixou o time de Marcelo Veiga com dois homens a menos no gramado. A pressão dos mandantes, enorme com um atleta a mais, ficou ainda maior. Dessa forma, aos 28 minutos, o Vovô finalmente abriu o placar.
Reinaldo dominou de costas, girou sobre a marcação e arriscou de fora da área. O arremate forte e rasteiro entrou no canto direito de Gilvan, fazendo a festa em um Castelão lotado. Porém, o experiente Sérgio Alves completou a euforia oriunda das arquibancadas aos 38 minutos, ao aproveitar cruzamento precioso de Geraldo e definir o placar.