Superesportes

Bota quer usar 'alçapão' para vencer Cerro

postado em 04/11/2009 09:44
Disposto a usar o fator campo para se classificar, o Botafogo recebe o Cerro Porteño, do Paraguai, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Engenhão, pelo confronto de volta das quartas de final da Copa Sul-americana. O Alvinegro nunca perdeu um jogo pela competição atuando na capital carioca e isso serve de motivação.

[SAIBAMAIS]Derrotado por 2 x 1 na ida, o Glorioso precisa de uma vitória simples para avançar, pois os gols marcados na casa do rival valem como critério de desempate. Também serve aos brasileiros triunfo por dois ou mais gols de diferença. Se devolver o 2 x 1, o Fogão forçará a disputa de pênaltis. O empate serve aos paraguaios.

Quem avançar enfrenta nas semifinais o ganhador do encontro entre Fluminense e Universidad de Chile, que duelam nesta quinta-feira, em Santiago, após empatarem por 2 x 2 no Rio de Janeiro.

Estevam Soares, técnico do Botafogo, pediu para o seu grupo usar justamente o fator campo como diferencial para garantir a classificação. O treinador entende que o Engenhão pode se tornar um local decisivo para o Glorioso nesta reta final de Copa Sul-Americana.

"Vamos precisar fazer do Engenhão um local onde o Botafogo não possa ser batido na Copa Sul-Americana, já que os demais integrantes do torneio usam muito bem o fator campo. Percebemos isso quando jogamos no Paraguai e por isso mesmo vamos precisar que o Cerro Porteño sinta essa pressão na nossa casa", disse Estevam.

Os jogadores do Botafogo concordam com o treinador e por isso estão convocando os torcedores a apoiarem o time diante dos paraguaios. A diretoria fez uma promoção no preço dos ingressos para facilitar a tarefa, já que a partida será transmitida pela televisão, inclusive para o Rio de Janeiro.

"Sabemos que a nossa torcida pode ser um diferencial muito importante nesta reta final da Copa Sul-americana, pois, quando ela quer, faz uma festa muito bonita na arquibancada e empurra o time para conseguir resultados importantes. Por isso mesmo queremos o máximo de apoio possível, pois assim teremos mais um jogador em campo contra o Cerro Porteño", disse o goleiro Jéfferson.

Para o zagueiro Juninho, o Alvinegro vai precisar se impor desde o começo, acuando os paraguaios em seu campo. O defensor não pretende ver sua equipe usando o regulamento. "O Botafogo é um time que cresce quando joga no Engenhão e por isso temos que procurar fazer o resultado desde os primeiros minutos. Não podemos pensar em classificação por apenas um a zero, pois se levarmos um gol a coisa pode se complicar. Temos que pensar em vencer e, se possível, por uma boa diferença", disse Juninho.

Para este compromisso, como de costume, Estevam faz mistério. Ele não poderá contar com o zagueiro Emerson nem com o volante Léo Silva, expulsos na ida. O volante Leandro Guerreiro, com entorse no joelho direito, também fica fora, pois se lesionou na vitória de 1 x 0 sobre o Internacional, no fim de semana, e será preservado para a disputa do duelo decisivo de domingo contra o Coritiba.

Pelo lado do Cerro Porteño, o técnico Pedro Troglio acredita que sua equipe tem plenas condições de conquistar a classificação para a semifinal, desde que sua equipe jogue de igual para igual com o Glorioso. "O Cerro Porteño tem um estilo de jogo bem definido, que não costuma variar pelo fato de jogarmos fora de casa. Somos um time que sabemos lidar com as mais variadas situações dentro de campo e por isso que chegamos até aqui. Temos que nos impor contra o Botafogo", afirmou Troglio.

Dentre os jogadores paraguaios também existe um clima de confiança. "O Botafogo é um time de tradição, mas não é imbatível. Podemos passar por esse adversário se mantivermos o nosso estilo de jogo", disse o atacante César Ramírez, com a experiência de quem já defendeu o Flamengo.

Para este jogo, o Cerro Porteño não está definido. O lateral direito Julio Irrazábal, com lesão na perna direita, e o atacante argentino Roberto Nanni, com hérnia de disco, farão teste de vestiário. Se forem vetados, Iván Piris jogará na lateral, enquanto Erwin Ávalos será o companheiro de ataque de Ramírez. Ernesto Cristaldo herda a vaga Carlos Recalde, expulso na ida.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X CERRO PORTEÑO-PAR


Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 4 de novembro de 2009 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)
Assistentes: Walter Rial (Uruguai) e Mauricio Espinosa (Uruguai)

BOTAFOGO: Jéfferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Fahel, Jônatas e Lucio Flavio; Jóbson, Reinaldo e André Lima
Técnico: Estevam Soares

CERRO PORTEÑO: Diego Barreto, Iván Piris (Julio Irrazábal), Diego Herner, Miguel Torrén e Luis Cardozo; Luis Cáceres, Jorge Brítez, Javier Villarreal e Ernesto Cristaldo; César Ramírez e Erwin Ávalos (Roberto Nanni)
Técnico: Pedro Troglio

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação