postado em 04/11/2009 19:44
Depois de uma boa atuação defensiva em boa parte do jogo, o Lyon bobeou no segundo tempo, mas se recuperou e garantiu o empate por 1 x 1 com o Liverpool, com gol nos últimos minutos, ficando com a primeira vaga do grupo E da Liga dos Campeões. A vice-líder Fiorentina derrotou o Debreceni por 5 x 2 e também ficou perto das oitavas de final, complicando ainda mais a situação do desesperado Liverpool.
Os resultados fecham a quarta rodada com o Lyon na liderança, com dez pontos, um a mais que a segunda colocada Fiorentina. O Liverpool chega a quatro, em situação complicada e não mais dependendo apenas de si. Já o Debreceni segue na lanterna do torneio europeu ainda sem nenhum ponto conquistado.
O desespero do Liverpool foi claro desde o começo. Quando tomava a posse de bola, o time visitante não economizava na velocidade dos contragolpes, mas não conseguia furar a defesa. Por outro lado, o técnico Claude Puel teve de queimar duas substituições do Lyon ainda na primeira etapa de partida: Reveillere e Pjanic deixaram o campo machucados.
A equipe inglesa acionava bastante o atacante espanhol Fernando Torres, sua principal esperança de gols. Mas não foram com ele as melhores chances de marcar antes do intervalo. Com 17 minutos no primeiro tempo, o holandês Kuyt aproveitou cruzamento pela esquerda e, no bico da área, chutou em cima do goleiro Lloris, que foi obrigado a espalmar a bola para escanteio.
Dez minutos mais tarde, foi a vez de Voronin ser acionado no ataque em condição legal de marcar. O camisa 10 do Liverpool arrancou com velocidade e invadiu a área. Contudo, ele demorou a escolher o canto em que iria chutar e, diante de sua indecisão, a bola parou no arqueiro, que afastou o perigo.
O placar continuou intacto em Lyon até os momentos finais da partida. Contudo, aos 38 minutos do segundo tempo, Babel chutou de fora da área e finalmente abriu a contagem da partida. A vitória parcial, que deixava aberta as duas vagas da chave, durou pouco tempo. Mais precisamente apenas seis minutos: Lisandro López empatou e garantiu antecipadamente a classificação francesa em casa.
Fiorentina vence
No outro jogo da chave disputado nesta quarta, a Fiorentina teve alguma dificuldade no primeiro tempo, mas confirmou o favoritismo no segundo tempo e derrotou o Debreceni por 5 x 2. Depois do empate nos 45 minutos iniciais, mais uma série de gols sacramentaram o êxito no Estádio Artemio Franchi.
A equipe italiana abriu a contagem com 14 minutos de jogo. Um cruzamento de Marchionni pelo lado direito do campo encontrou Mutu sem marcação na marca do pênalti. O atacante romeno se abaixou e cabeceou forte para vencer a meta defendida pelo goleiro Pantic, deixando a Fiorentina na frente.
O resultado deixaria o time de Florença bem próximo da segunda vaga do grupo, mas o Debreceni resolveu complicar. Quando o relógio marcava 38 minutos de bola rolando no primeiro tempo, Rudolf se jogou para alcançar um cruzamento em diagonal da esquerda e, com o pé direito, igualar o placar.
No retorno do intervalo, a pressão do time da casa rapidamente voltou a funcionar. Aos sete minutos do segundo tempo, Dainelli colocou a Fiorentina novamente em vantagem no marcador. Após cruzamento no meio da área, ele se antecipou a Pantic, subiu sozinho e desviou para o fundo da meta húngara.
Mais sete minutos, e Montolivo ampliou a vantagem da Fiorentina após bom passe da esquerda. O terceiro tento abriu o caminho da goleada. Após o empate nos 45 minutos iniciais, os mandantes chegaram ao quarto e mais belo gol: Marchionni deixou o arqueiro no chão e só empurrou. Os visitantes ainda descontaram, com Coulibaly, mas Gilardino fez o quinto e último dos italianos no confronto.