postado em 05/11/2009 14:26
O Botafogo tinha conseguido empatar o jogo contra o Cerro Porteño. Segundos depois, porém, o lateral direito Alessandro foi expulso por conta de uma entrada violenta em Cardozo, num lance sem maior perigo, no meio-de-campo. O cartão vermelho recebido pelo jogador acabou ajudando os paraguaios a construírem a vitória por 3 x 1 e garantirem a vaga nas semifinais da competição. O fato não foi bem recebido pelos atletas, pelo técnico Estevam Soares e nem pela diretoria, que definiu a partir desta quinta-feira que expulsões consideradas bobas custarão multa aos atletas.
"A partir desta quinta-feira fica determinado que expulsões que não forem consideradas convincentes e necessárias serão motivo de multa para os jogadores. É preciso equilíbrio para se ganhar um jogo ou uma competição. Não basta jogar bem", disse Estevam Soares.
No entanto, o treinador descartou que Alessandro será multado por conta do episódio. Nos últimos jogos o Botafogo sofreu com cartões vermelhos desnecessários de seus atletas. Na partida de ida, no Paraguai, o zagueiro Emerson e o volante Léo Silva deixaram o jogo mais cedo. No domingo passado, na vitória de 1 a 0 sobre o Internacional, foi a vez de o atacante André Lima receber o cartão vermelho por ter agarrado a camisa de um rival, num lance no meio-de-campo, sem riscos para o setor defensivo do Glorioso.
"O Alessandro não será punido, como também não foram os demais atletas expulsos nos últimos jogos. Mas, a partir deste momento a punição está valendo", afirmou o comandante alvinegro.
A decisão da diretoria do Botafogo também se baseou na revolta de alguns companheiros de Alessandro, que inclusive deram entrevistas criticando publicamente a postura do lateral.
"Não culpo nenhum jogador pela eliminação, mas é preciso ter cabeça fria neste tipo de situação. Com dez jogadores se tornou muito mais complicado conseguirmos a classificação", reclamou o goleiro Jéfferson.
O meia Lucio Flavio também criticou os prejuízos causados ao time por conta da expulsão de Alessandro, mas deixou claro que o jogador segue contando com a confiança de todos no elenco.
"Realmente acabou sendo muito prejudicial ao time, mas o Alessandro não errou porque quis e sim porque tentou acertar. Ele conta com o apoio de todos nós e estamos unidos em busca de objetivos ainda importantes nesta temporada. O momento é de trabalhar e olhar para frente, pois ainda temos jogos importantes esse ano", disse Lucio Flavio.