postado em 05/11/2009 19:30
A Associação Resgate Santista lançou, em dois eventos nesta quinta-feira - um em São Paulo, outro em Santos - a candidatura do sociólogo Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro à presidência do Santos, no pleito eleitoral marcado para o dia 5 de dezembro. O Secretário Municipal de Saúde de Santos, Odílio Rodrigues Filho, será o vice. O adversário será, mais uma vez, o atual mandatário, Marcelo Teixeira.
Confiantes em uma vitória, os oposicionistas têm como uma de suas principais bandeiras contar com Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, como um executivo do clube caso Luiz Álvaro seja eleito. "Queremos contar com o apoio de Pelé, mas de uma forma profissional. Vamos convidá-lo para trabalhar para o Santos, com vínculos comerciais claros, objetivos e que sejam vantajosos para ambas as partes", disse o candidato.
O sociólogo ainda não conversou com o Rei Pelé, mas, no entanto, garantiu que esta será uma de suas primeiras ações, assim que for eleito. A ideia dos oposicionistas é aproveitar o prestígio internacional do Atleta do Século XX para potencializar negócios no futuro para o clube.
"Vamos formular uma proposta concreta, com visão de negócio. Nosso interesse é que o Pelé seja nosso parceiro e não empreste seu nome apenas pelo fato de ser nosso torcedor mais ilustre. Nós pretendemos acabar com essa ação entre amigos, marca da gestão familiar implantada no clube nos últimos anos", comentou Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, criticando o modelo de gestão adotado por Teixeira, que está no poder desde 2000 - antes já havia sido presidente no biênio 1992-1993.
Investidores
Além de contar com Pelé, a intenção dos oposicionistas é montar um modelo de gestão profissional. A ideia é criar um fundo monetário com apoio de investidores, que gire entre R$ 25 milhões e R$ 40 milhões. Essa quantia seria destinada, exclusivamente, para a contratação de novos reforços para a equipe profissional.
Apesar de os investidores não terem sido revelados, Oliveira Ribeiro conta com o apoio de nomes importantes como Fábio Barbosa (presidente do Banco Santander e da Febraban), José Berenguer (vice-presidente executivo do Banco Santander), Cândido Bratcher (vice-presidente do Banco Itaú) e Álvaro de Souza (Presidente do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas e ex-presidente do Citibank), entre outros colaboradores.
No projeto da Associação Resgate Santista, o dinheiro arrecadado seria dividido entre o Peixe e os empresários que estiverem participando da iniciativa. O lucro excedente deverá ser inteiramente destinado para o Alvinegro Praiano.