postado em 06/11/2009 08:47
Uma espécie de vestibular. Assim pode ser definido o confronto da noite desta sexta-feira entre São Caetano e Ipatinga, em São Caetano do Sul, pela 34; rodada da Série B. Com os dois clubes em baixa, em posições intermediárias na tabela, praticamente sem chances de subir e sem riscos de cair, o jogo servirá mais para que os atletas ;honrem a camisa; e possam provar que merecem seguir no clube na temporada 2010.Em 10; lugar, com 45 pontos, o São Caetano vem de três derrotas consecutivas, todas por 2 x 1: Campinense, Paraná (em casa) e Duque de Caxias. O técnico Antônio Carlos Zago já deixou claro que o futuro de muitos atletas será definido de acordo com o rendimento nesta reta final do campeonato. "Quero ver o comprometimento, com quem posso contar realmente. Esses seguirão", afirmou.
O treinador terá três reforços: o volante Anderson Marques, o volante Adriano e o meia Eduardo Ramos, que cumpriram suspensão contra o Campinense. Os dois últimos foram expulsos na partida com o Paraná e o zagueiro levou o terceiro amarelo.
"Não queria ficar de fora, principalmente em momentos difíceis como os que estamos enfrentando. Tenho certeza que essa sequência de três derrotas vai terminar contra o Ipatinga. Devemos uma resposta e respeito ao nosso torcedor. Vamos honrar esta camisa até o fim", afirmou Anderson Marques.
O meia Xuxa, autor do último gol do time, tem opinião semelhante. "A terceira derrota seguida serve de ensinamento. Quem quiser ficar no clube ano que vem deve mostrar mais qualidade para terminar o campeonato de forma honrosa. Vamos reagir contra o Ipatinga, com certeza", afirmou.
Em 14; lugar, com 41 pontos, o Tigre, que também não tem maiores pretensões na competição, terá desfalques em todos os setores. Na defesa, o técnico Flávio Lopes não poderá contar com o lateral direito Alex Silva (terceiro amarelo) e o lateral esquerdo Radar (expulso contra o Ceará). No meio, também cumprem suspensão os volantes Evandro e Lucas. Para completar, na frente, os vetados são Diego Silva e Márcio Diogo, que se recuperam de contusões.
O treinador preferiu não improvisar. Na direita, entra o prata da casa Túlio, de apenas 17 anos. Na esquerda, volta o titular Marinho Donizete. No meio, Max Carrasco segue no time . A dúvida fica entre Luciano Sorriso ou Luiz Fernando. Na frente, Amílton e Marcelo Ramos estão confirmados.
O ataque é o setor que mais tem preocupado o técnico Flávio Lopes. Com apenas 39 gols marcados, é o quarto pior de toda a competição, a frente apenas de Brasiliense e Vila Nova-GO (37), e do lanterna ABC (32).
Além disso, o time não balança as redes adversárias há três jogos, desde o empate por 1 x 1 com o Paraná, no Ipatingão, em 17 de outubro, e não vence há cinco rodadas. O último triunfo foi há mais de um mês, 2 x 1 sobre o ABC, no Vale do Aço.
O atacante Marcelo Ramos, artilheiro do time na Série B com 10 gols, desperdiçou um pênalti no empate por 0 a 0 com o Ceará, na última rodada, e espera ;desencantar;.
FICHA TÉCNICA
SÃO CAETANO X IPATINGA
Local: Anacleto Campanela, em São Caetano do Sul
Data: 6 de novembro de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Jackson L. Massarra dos Santos (ambos do RJ)
SÃO CAETANO: Luiz; Artur, Marcelo Batatais, Anderson Marques e Bruno Recife; Jairo, Adriano, Xuxa e Eduardo Ramos; Cascata e Washington
Técnico: Antônio Carlos Zago
IPATINGA: João Carlos; Túlio, Alessandro Lopes, Léo Oliveira e Marinho Donizete; Fernando Miguel, Max Carrasco, Leandro Brasília e Luciano Sorriso (Luiz Fernando); Amílton e Marcelo Ramos
Técnico: Flávio Lopes