postado em 06/11/2009 12:29
Valentino Rossi acaba de se sagrar campeão antecipado da MotoGP, porém o homem a ser batido atualmente nas pistas é Casey Stoner. Após vencer as duas últimas etapas da temporada, o australiano começou bem também no Grande Prêmio de Valência, onde liderou o primeiro treino livre, disputado nesta sexta-feira.
Há apenas três corridas, Stoner retornou às atividades já recuperado de problemas gástricos que o afastaram de outras três provas durante o ano. E não poderia ter voltado em melhor forma, já que triunfou na Austrália e na Malásia e ficou na segunda colocação em Portugal. Esses resultados, portanto, são superiores aos de todos os pilotos da categoria no mesmo período, incluindo aos do heptacampeão Rossi e aos do vice-líder do Mundial, Jorge Lorenzo.
O corredor da Ducati, que para desbancar Lorenzo da segunda posição da tabela precisa ganhar na Espanha e torcer para que o rival não pontue, liderou a primeira sessão de testes com facilidade. Autor do tempo de 1min32s813, ele abriu 0s4 de distância para o representante local da Fiat Yamaha, que superou o compatriota Dani Pedrosa, da Repsol Honda, no último minuto disponível para treinamentos.
Mesmo sem a pressão visto que já garantiu o novo título há cerca de 15 dias, em Sepang, Rossi não conseguiu brilhar ainda em Valência. Em uma pista que não lhe traz grandes lembranças - perdeu um trofeu praticamente ganho da MotoGP para Nicky Hayden após cair no encerramento da temporada de 2007 -, ele fechou a sexta-feira como o quarto homem mais veloz, quase sétimos décimos atrás de Stoner.