postado em 06/11/2009 13:01
Substituto de Joel Santana no comando da seleção da África do Sul, o técnico Carlos Alberto Parreira está otimista em reverter o atual cenário negativo da equipe, sem vitórias nos últimos oito jogos amistosos, e em deixar a anfitriã em condições ideais para fazer um bom papel na Copa do Mundo de 2010.
Em entrevista ao site sul-africano kickoff nesta sexta-feira, o treinador campeão do mundo em 1994 com a seleção brasileira foi questionado se confia que o time nacional tem potencial para passar ao menos da primeira fase da Copa. E foi direto na resposta: "Meu pensamento é fazer uma excelente Copa do Mundo. Se eu achasse que esse time não tem condições de passar da primeira fase, por que aceitaria voltar?", questionou. "Estou cheio de confiança na equipe", emendou Parreira.
A confiança do treinador ficou ainda mais evidente quando indagado sobre até onde os Bafana Bafana poderão chegar com o apoio da fanática torcida e suas ensurdecedoras vuvuzelas. "Assim que estivermos garantidos na segunda fase, qualquer coisa pode acontecer. O céu é o limite", exagerou.
Para iniciar bem a preparação visando uma campanha satisfatória na Copa do ano que vem, Parreira trouxe de volta ao grupo o atacante Benni McCarthy, do Blackburn, da Inglaterra, que vinha sendo barrado por Joel Santana desde o mês de fevereiro.
O jogador será a principal novidade sul-africana para os amistosos contra Japão e Jamaica, nos dias 14 e 17 de novembro. O zagueiro Nasief Morris, cortado por Santana por indisciplina após a Copa dos Confederações, no entanto, continua fora. A competição disputada em junho, aliás, é a base para Parreira desenvolver um bom trabalho.
"Se jogarmos com o mesmo espírito que apresentamos na Copa das Confederações, temos todas as condições de fazer um bom papel no Mundial. Garanto que faremos o nosso melhor em campo", finalizou.