postado em 07/11/2009 16:40
Itália e Estados Unidos começaram a disputa da série final da Federation Cup na manhã deste sábado (7/11). No saibro de Reggio Calabria, a experiente equipe da casa aproveitou a ausência das irmãs Venus e Serena Williams para abrir 2 x 0 na disputa e se aproximar do título.
No primeiro jogo do dia, Flavia Pennetta, 27 anos, venceu Alexa Glatch, 20 anos, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1. Na sequência, as donas da casa aumentaram ainda mais a vantagem com o triunfo de Francesca Schiavone, 29 anos, sobre Melanie Oudin, 18 anos, em sets diretos de 7/6 (7-2) e 6/2.
Neste domingo, Pennetta enfrenta Oudin e Schiavone duela com Glatch. Com uma vitória, a Itália garante o segundo título da competição, já que também ganhou em 2006 ao vencer a Bélgica na final. Em caso de empate, Sara Errani e Roberta Vinci enfrentam Liezel Huber e Vania King na partida de duplas.
Os Estados Unidos contabilizam 17 títulos da Federation Cup, sete deles de maneira consecutiva entre os anos de 1976 e 1982. Em nove confrontos com as italianas, cinco no saibro, três na grama e um na quadra dura, as norte-americanas jamais foram derrotadas.
Neste domingo, no entanto, a hegemonia dos Estados Unidos devem cair na primeira final entre as duas nações, já que a equipe norte-americana joga desfalcada de Serena, líder do ranking mundial e Venus, número seis da lista da WTA. Ambas decidiram encerrar a temporada após o Masters de Doha.