Superesportes

Corinthians vence e afunda Santo André

postado em 08/11/2009 17:59

Ronaldo à espera dos abraços: Fenômeno marcou um golaço
São Paulo ;
Depois de dizer que o Corinthians decidiria o Campeonato Brasileiro, por enfrentar postulantes ao título da competição nas rodadas finais do nacional, Ronaldo tratou de resolver a partida deste domingo para o clube de Parque São Jorge. Com gol do Fenômeno, o Timão derrotou o Santo André pelo placar de 2 x 0, no Pacaembu, e afundou a equipe de Marcelinho Carioca na tabela de classificação.

Sem nenhum objetivo para esta reta final do Campeonato Brasileiro, o Corinthians alcançou os 49 pontos e subiu à oitava colocação na tabela. Em contrapartida, o Santo André segue estacionado com 35 tentos e terminará a rodada na 18; posição, em plena zona de rebaixamento. Agora, o Ramalhão não depende apenas dos seus resultados para evitar a queda à Série B.

Após a 10; vitória dentro do Paulo Machado de Carvalho neste Brasileirão, o Corinthians voltará a campo no próximo domingo para melhorar o retrospecto longe de São Paulo, onde venceu três vezes, empatou oito e perdeu seis confrontos. A equipe de Mano Menezes terá pela frente o Avaí, às 16 horas, horário de Brasília, no estádio da Ressacada.

Por outro lado, o Santo André tentará a reabilitação no Brasileirão contra o Goiás, também no próximo domingo, às 18h30, no Serra Dourada. Em 17 confrontos fora de casa na competição, a equipe do ABC paulista acabou derrotada em 11 oportunidades, vencendo apenas três vezes.

O jogo

Procurando encerrar o Brasileirão na melhor colocação possível, o Corinthians começou melhor a partida e pressionou o Santo André. Apostando nos deslocamentos de Matias Defederico, responsável pela armação ofensiva do time, o Timão chegou com perigo logo aos dois minutos de jogo. O lateral Balbuena recebeu do argentino e, com liberdade, arriscou de fora da área, carimbando o travessão de Neneca.

A equipe de Mano Menezes tentava furar o bloqueio defensivo apostando nas jogadas pelas laterais, principalmente pelo lado esquerdo. E, a partir de outra jogada por este setor, o Corinthians quase abriu o placar. Aos 10, Defederico puxou contra-ataque com velocidade e cruzou rasteiro para Jorge Henrique. O camisa 23 deu o carrinho, mas não alcançou a bola para fazer o gol.

A movimentação do ataque corintiano confundia a marcação do Ramalhão. Com 23 minutos, Jorge Henrique trocou de função e deu um belíssimo passe para Edno. À frente de Neneca, o meia-atacante tocou de pé esquerdo, mas a bola saiu à direita da meta visitante. Enquanto o alvinegro seguia criando oportunidades, o Santo André mantinha a postura defensiva e pouco acionava Nunes.

Os espaços dados pela defesa do Santo André foram fatais quando Ronaldo dominou livre, perto da meia-lua da grande área. Aos 36 minutos, o Fenômeno pedalou à frente do veterano Fernando e, com uma bomba de perna esquerda, acertou o ângulo direito de Neneca, abrindo o placar para o Corinthians.

Os donos da casa seguiram melhores dentro de campo, mas erraram muitos passes à frente da retaguarda do Santo André. Em contrapartida, o Ramalhão criou sua grande oportunidade aos 43 minutos, quando Jucilei dividiu com Júnior Dutra, dentro da pequena área, e salvou o Corinthians de levar o empate.

O Corinthians retornou dos vestiários com o mesmo ritmo forte e por pouco não aumentou aos três minutos. Defederico recebeu dentro da área, puxou para a perna esquerda e buscou o ângulo de Neneca. A boca desviou em Cesinha e passou rente ao travessão. Logo em seguida, o argentino tocou de cabeça para Jorge Henrique, que chutou pela rede do lado de fora.

O ritmo da partida caiu durante o segundo tempo e Mano Menezes promoveu a entrada de Dentinho para aumentar o ímpeto ofensivo dos mandantes. Por outro lado, o Santo André tentava surpreender o Corinthians apenas nas jogadas aéreas, principalmente nos levantamentos de Marcelinho Carioca.

Pouco ameaçado, o alvinegro decidiu a partida aos 31 minutos. Após lançamento longo, Ronaldo dominou e tocou para Dentinho. O camisa 31 do Corinthians ganhou na dividida do zagueiro e, à frente da meta visitante, tocou no contrapé de Neneca, decretando o 2 a 0.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 x 0 SANTO ANDRÉ

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Assistentes: Ednílson Corona e Marcio Luiz Augusto (ambos de SP)
Cartões Amarelos: Jorge Henrique (Corinthians); Cesinha e Júnior Dutra (Santo André)

Gols:CORINTHIANS: Ronaldo, aos 36 minutos do primeiro tempo, e Dentinho, aos 31 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Felipe; Jucilei, Chicão, Paulo André e Balbuena; Edu (Diego), Boquita, Edno (Dentinho) e Matías Defederico (Moradei); Jorge Henrique e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes

SANTO ANDRÉ: Neneca; Rômulo, Cesinha, Marcel e Ávine; Fernando (Pablo Escobar), Júnior Dutra, Camilo (Osni) e Marcelinho Carioca; Wanderley (Ricardo Goulart) e Nunes
Técnico: Sérgio Soares

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação