postado em 08/11/2009 18:19
Com presença destacada do oposto brasileiro Leandro Vissotto, o Trentino conquistou o título do Mundial de Clubes na tarde deste domingo (8/11), no Catar. Com a vitória por 3 sets a 0, parciais de 26/24, 25/18 e 25/19, sobre o polonês Belchatow, a equipe mantém a hegemonia italiana na competição.
Disputado de maneira ininterrupta entre as temporadas de 1989 e 1992, o Mundial teve como campeões Parma, Milano, Ravenna e Milano, na sequência. Após um intervalo de 17 anos, a competição voltou a ser realizada em 2009 e terminou com mais um italiano no topo.
"Viemos muito focados em vencer o Mundial. Toda garra e técnica do grupo fizeram a diferença e foram fatores primordiais para que a vitória viesse. Essa foi uma competição muito interessante, pois enfrentamos clubes de todo o mundo e pudemos experimentar várias táticas de jogo", afirmou o oposto da seleção brasileira.
Companheiro de Raphael no Trentino, ele espera que o time ganhe moral com o título mundial. "Fiquei muito satisfeito com o nosso desempenho em quadra e muito feliz com mais esse título. Vencer grandes torneios, como este, faz bem para a equipe, que fica mais motivada e confiante", completou Vissotto.
Responsável pela eliminação do russo Zenit Kazan, um dos favoritos, na semifinal, o Belchatow foi superior no começo do confronto, mas acabou perdendo o primeiro set. Desde então, o Trentino dominou o jogo e controlou a partida até o final. Com 23 tentos, dois a mais que Vissotto, o oposto Kurek foi o maior pontuador do confronto.
Na decisão de medalha de bronze, em mais um jogo realizado neste domingo, o Zenit Kazan venceu o iraniano Payakan por 3 sets a 0, parciais de 25/13, 25/18 e 25/16. O Cimed também participou do Mundial de Clubes, mas não conseguiu passar da fase classificatória.