Superesportes

No Engenhão, Botafogo supera Coritiba e respira

postado em 08/11/2009 20:52
Lúcio Flávio (D) marcou o segundo gol alvinegroRio de Janeiro ; O Botafogo deu um importante passo para se livrar do rebaixamento na noite deste domingo (8/11) ao vencer o Coritiba por 2 x 0 no Engenhão. Renato e Lúcio Flávio marcaram para o Alvinegro. Com o resultado, o Bota permanece na 16; colocação, mas livra cinco pontos do Fluminense, o primeiro na zona da degola. Já o Coxa está em 17; com o mesmo número de pontos.

Pressionado pela vitória do Fluminense sobre o Palmeiras, o Botafogo entrou determinado a fazer o dever de casa no Engenhão e dominou completamente o jogo na primeira etapa. Já o Coritiba parecia ter levado a sério as declarações do técnico Ney Franco, que durante a semana disse que o time escaparia do rebaixamento e garantiria sua vaga na Sul-americana nos dois jogos que lhe restam em casa.

A vantagem de dois gols pode ser vista como injusta pelas inúmeras oportunidades criadas pelo ataque Alvinegro. O bombardeio começou aos 6 minutos. Reinaldo soltou a bomba de fora da área e obrigou Vanderlei a uma defesa difícil. Dois minutos depois foi a vez de Alessandro chutar cruzado no canto direito de Vanderlei, que novamente estava lá para defender.

Aos 14, o Bota teve um gol anulado. Jobson recebeu em profundidade, penetrou na área e tocou no canto de Vanderlei, mas o assistente levantou a bandeira e o árbitro anulou o lance. Passados 15 minutos, a equipe de Estevam Soares quase abre o placar numa cobrança de falta. Nas proximidades da grande área, Juninho cobrou com a força habitual e a bola desviou na barreira saindo à esquerda do gol.

Aos 37, finalmente o gol. Renato tabelou com Diego, recebeu na área e chutou no canto de Vanderlei, abrindo o placar no Engenhão. Três minutos depois o Bota teve seu segundo gol anulado. Cobrança de escanteio pela direita, bola foi levantada na área e Fahel cabeceou para às redes. O árbitro marcou uma falta de ataque e anulou o gol.

O Coritiba voltou modificado para a segunda etapa, com Joilton cedendo lugar a Marcos Aurélio. E o time paranaense resolveu jogar, empurrando o Bota para seu campo de defesa e a explorar os contra-ataques.

O Coxa pressionava, mas as melhores chances de marcar eram do Alvinegro. Aos 12, Reinaldo recebeu cruzamento de Lúcio Flávio e, da pequena área, cabeceou por cima do travessão. No lance seguinte, Diego acertou uma bomba de fora da área e Vanderlei mandou para escanteio.

O Coxa chegou perto aos 18 e aos 21. No primeiro lance, Angelo recebeu de Pedro Ken na área, mas a bola subiu muito na sua conclusão. Depois, Marcelinho Paraíba cobrou falta no ângulo de Jefferson, que voou e tocou pela linha de fundo.

O Botafogo, entretanto, achou um gol no momento certo. Aos 23, em um contra-ataque rápido, Reinaldo avançou e tocou para Lúcio Flávio na esquerda. O meia entrou na área, cortou para o meio e mandou no ângulo de Vanderlei. Com 2 a 0 no placar, o jogo caiu de ritmo sensivelmente. O Alvinegro segurou a bola o quanto pode e gastou o tempo.

Na próxima rodada, o Coritiba recebe o Atlético-MG no sábado, no Couto Pereira. O Botafogo joga domingo na Arena Barueri contra o time da casa.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 x 0 CORITIBA

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de novembro de 2009 (Domingo)
Horário: 18h30min(de Brasília)
Renda: R$ 167.818,00
Público: 12.426 pagantes
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: César Augusto Vaz (DF) e Eremilson Macedo (DF)
Cartões amarelos: Renatinho, Dirceu, Pereira (Coritiba); Lúcio Flávio, Wellington (Botafogo)

Gols: BOTAFOGO: Renato, aos 37 minutos do primeiro tempo, e Lúcio Flávio, aos 23 minutos do segundo tempo

BOTAFOGO: Jéfferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Fahel, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio (Emerson) e Renato (Jonatas); Reinaldo (Vitor Simões) e Jobson
Técnico: Estevam Soares

CORITIBA: Vanderlei, Angelo (Thiago Gentil), Dirceu, Pereira e Luciano Amaral; Jailton (Marcos Aurélio), Leandro Donizete, Pedro Ken e Renatinho; Marcelinho Paraíba e Ariel
Técnico: Ney Franco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação