postado em 10/11/2009 21:32
Em duelo de dois times vacilantes rumo a seus objetivos na Série B do Campeonato Brasileiro, o Juventude foi melhor que a Portuguesa e venceu na noite desta terça-feira, em Caxias do Sul. No Alfredo Jaconi, o time gaúcho fez 1 x 0 nos paulistas, resultado suficiente para fugir da zona de rebaixamento e manter a Lusa afastada da zona de acesso.
Com o resultado, o Juventude chega aos 43 pontos, amaciando o efeito da irregularidade vivida na Segundona, principal responsável pelo perigo enfrentado nas rodadas finais. A Lusa, por sua vez, perde a chance de incomodar novamente os candidatos ao acesso e fica com os 57 pontos. As esperanças rubro-verdes se tornam consideravelmente menores para as últimas rodadas.
[SAIBAMAIS]
O grande destaque da partida foi o goleiro Muriel, da Portuguesa, que é natural de Novo Hamburgo e foi formado no Caxias, arquirrival do Juventude. Mesmo com excelentes defesas, no entanto, não conseguiu evitar a vitória dos gaúchos, comandados por Ivo, Zezinho e Mendes, autor do gol da vitória.
Para a próxima rodada, ambos os times vão para São Paulo. O Juventude desembarca no ABC Paulista para enfrentar o São Caetano no sábado, às 16h10 (de Brasília), no Estádio Anacleto Campanella. Já a Portuguesa volta ao Canindé na sexta-feira, às 21 horas, para receber o Duque de Caxias.
O jogo
Necessitando da vitória, o Juventude partiu para cima da Portuguesa e durante todo o primeiro tempo teve atuação mais consistente. No entanto, levou a torcida presente no Alfredo Jaconi à loucura e ao desespero. Cansou de perder oportunidades - quando não parou nas mãos do goleiro Muriel, acabou barrado pela trave. A primeira boa oportunidade apareceu aos 10 minutos de jogo.
Foi quando Bruno recebeu lançamento na entrada da área, mas acabou travado por Muriel. No rebote, Mendes bateu, mas a zaga rubro-verde conseguiu salvar em cima da linha. Aos 12 minutos, Ivo cabeceou firme em bola cruzada por Lauro, mas acertou a trave. Três minutos depois, Zezinho finalizou em cima de Domingos e obrigou Muriel a se esticar para evitar gol por cobertura.
A pressão do anfitrião só cessou aos 16 minutos, quando Marco Antonio recebeu pela direita, limpou a marcação dentro da área e bateu forte, explodindo a bola no travessão de Fernando. Mesmo assim, a Lusa continuou acuada, enquanto Muriel se desdobrava - aos 36, mergulhou para evitar o gol em cabeçada de Douglas, no canto. Dois minutos depois, o Juventude perdeu a chance mais incrível de toda a partida.
Foi quando o goleiro Muriel saiu mal do gol em cobrança de escanteio e a bola sobrou para Douglas, já dentro da pequena área. Com a bola no ar, o jogador bateu firme para o gol, mas acertou a sola da chuteira de Marco Aurélio, que esticara o pé para tentar salvar. A bola passou por cima do travessão. Aos 42, a Lusa ainda teve boa oportunidade, em cabeçada de Bruno Rodrigo que foi salva com dificuldades por Fernando.
A Portuguesa voltou para o segundo tempo com mais rispidez - marcou forte, abusando das faltas. Em uma das bolas paradas cedidas ao Juventude, acabou levando o gol. Aos 21 minutos, Ivo bateu escanteio, Irineu cabeceou firme e Muriel fez excelente defesa. No rebote, a zaga parou e Mendes tocou para o fundo das redes, colocando o anfitrião em vantagem.
Aos 26 minutos, Zé Carlos se desentendeu com jogadores do Juventude e acertou o rosto de Lauro ao ser empurrado pelo rival. Uma confusão tomou conta do gramado e terminou com a expulsão dos dois principais envolvidos. Precisando da vitória, a Lusa adiantou sua marcação, mas pecou na definição das jogadas - o ritmo diminuiu consideravelmente nos minutos finais.
Com o jogo disputado principalmente no meio-campo, os goleiros pouco trabalharam até o apito final. Ao final do jogo, os jogadores alviverdes deixaram o gramado sorridentes, mais tranquilos na luta para permanecer na Série B do Brasileirão. Os lusitanos, por sua vez, se mostraram frustrados, mais longe de confirmar o acesso à Série A.