postado em 10/11/2009 23:16
Embalado depois da goleada de 4 x 1 sobre o Guarani, no último sábado, o Atlético-GO venceu outro adversário direto pelo acesso à Série A e sentenciou a permanência na quarta posição na tabela do Campeonato Brasileiro da Série B nesta 35ª rodada. Na noite desta terça-feira, o Dragão massacrou o Ceará por 4 x 1, no estádio Serra Dourada, e segue dependendo apenas das suas próprias forças para terminar a competição no G-4.
A vitória em Goiânia garantiu o Atlético-GO com 62 pontos. Restando três rodadas para o final da Segunda Divisão, o rubro-negro subirá à Primeira Divisão com três resultados positivos, independentemente de qualquer resultado. Por outro lado, o Ceará deixou a vice-liderança escapar para o Guarani. A equipe do experiente meia Geraldo soma 63 tentos.
Ambos os rivais retornam a campo neste sábado, quando ocorrerá o encerramento da 36ª rodada da Série B. Às 16h10, horário de Brasília, o Ceará receberá no estádio Castelão o Guarani, na briga direta pela segunda colocação. Por sua vez, o Atlético-GO enfrenta o Ipatinga, às 21 horas, no Ipatingão.
O jogo
Embalado na competição, o Atlético-GO mostrou logo no início de partida a sua qualidade ofensiva e surpreendeu o Ceará, que entrou procurando minar o ímpeto veloz do adversário. Aos dois minutos, Agenor aproveitou levantamento de Pituca e abriu o marcador para os goianos. Praticamente no seu ataque seguinte, os mandantes aumentaram. Juninho arriscou de fora da área, Lopes rebateu e Marcão, bem posicionado, sentenciou: 2 x 0.
Depois do baque inicial, o Ceará se encontrou no jogo e tentou organizar taticamente dentro de campo. Contudo, os donos da casa seguiram melhor e quase aumentaram aos 27 minutos, quando Juninho tocou em profundidade para Marcão. O centroavante recebeu na área e chutou cruzado para grande defesa de Lopes. Em seguida, Juninho arriscou colocado e o goleiro do Vovô espalmou.
A primeira oportunidade do Ceará surgiu aos 29 minutos. Em jogada individual, Mota recebeu na área, cortou a marcação e chutou em cima de Márcio. A partir de então, os goianos administraram a vantagem e tentaram retomar o domínio. Porém, a primeira etapa terminou sem maiores oportunidades, contudo, muito movimentada.
A desvantagem obrigou Paulo César Gusmão a modificar a estrutura do Ceará para o segundo tempo. Logo no retorno dos vestiários, Reinaldo e Thyago Fernandes entraram nos lugares de Careca e Fábio Vidal, respectivamente. O objetivo do comandante alvinegro era pressionar o Atlético-GO, no entanto, os goianos aproveitaram os contra-ataques e praticamente definiram a vitória.
Aos 10 minutos, Juninho avançou com velocidade, passou pela marcação cearense e tocou na saída de Lopes. Em situação semelhante ao do sábado passado, o Atlético Goianiense enfrentou um postulante ao título e definiu o resultado com muita facilidade. Tranquilo dentro de campo, os goianos quase aumentaram a diferença aos 28, quando Elias acertou o travessão do Ceará.
Em uma atuação abaixo da média, o Vovô dependia das jogadas individuais de Geraldo para ameaçar o Atlético-GO. Aos 34, o camisa 10 chutou cruzado para a segunda trave, onde estava Reinaldo. Contudo, o atacante chutou para fora. A segunda oportunidade surgiu aos 36 e, desta vez, o Ceará descontou.
Reinaldo, que havia perdido um gol feito, pegou da entrada da área e chutou no canto esquerdo de Márcio, diminuindo o placar. O tento animou os visitantes, que quase marcaram o segundo aos 40. Geraldo, em outra jogada individual, chutou perto da trave do Atlético Goianiense.
O Atlético-GO ainda teve a oportunidade de transformar a vitória em goleada. Aos 52 minutos da segunda etapa, Anaílson recebeu livre, deixou o goleiro Lopes para trás e decretou o 4 x 1.