Superesportes

De dar inveja ao Campeonato Japonês!

Matemática não despreza a chance de até seis clubes disputarem a taça simultaneamente em 6 de dezembro. Decisão lembraria final da J-League

postado em 11/11/2009 08:49

Seis clubes com chance de título a seis rodadas do encerramento do Campeonato Brasileiro. Seis pontos separando o líder São Paulo (59 pontos) do Internacional (53), o sexto colocado. Entre os dois, uma escadinha formada por Palmeiras (58), Flamengo (57), Atlético Mineiro (56) e Cruzeiro (54).

Em tempos de clamor popular pela volta do mata-mata, a fórmula consolidada dos pontos corridos contra-ataca com a possibilidade de enlouquecer o torcedor com várias finais simultâneas no capítulo final mais esperado em sete temporadas de campeonato por pontos corridos.

Santos: campeão na última rodada em 2004 após duelo com o Atlético-PRSegundo projeções do matemático Tristão Garcia, do site especializado Infobola, há 28% de chance da última rodada ter três clubes em condições matemáticas de conquistar o título, 30% de serem dois e 12% de um quarteto buscar o troféu simultaneamente na rodada derradeira. ;Podem ser até seis candidatos, mas nesse caso a possibilidade é de apenas 1%;, projeta Tristão.

De posse dos números, o Correio pinçou, nos últimos 20 anos, oito campeonatos nacionais que tiveram dois ou mais candidatos ao título na última rodada. O recordista entre os torneios pesquisados é o Japonês. A J-League viu Gamba Osaka, Urawa Red Diamonds, Kashima Antlers, JEF United e Cerezo Osaka disputarem o título palmo a palmo até o último segundo do Nacional de 2005. A diferença entre o líder Gamba Osaka e o quinteto atrás dele era de um mísero pontinho. No fim, o título ficou nas mãos do Gamba Osaka, um dos mais populares do país.

Equilibrado, o Campeonato Alemão de 1991/1992 não chegou a tanto. Foram três candidatos na eletrizante rodada final. Stuttgart, Borussia Dortmund e Eitracht Frankfurt chegaram rigorosamente iguais à última rodada: 50 pontos. O Sttutgart deu volta olímpica graças ao saldo de gols. ;Hoje, a chance do Brasileiro ser decidido nos critérios de desempate é de 6%;, calcula Tristão.

O desfecho pouco provável no Brasil foi experimentado na Holanda, em 2006/2007. PSV Eindhoven, Ajax e AZ Alkmaar foram os protagonistas. PSV e Ajax venceram na última rodada, terminaram com 75 pontos, mas o time de Eindhoven, onde na época jogavam o goleiro Gomes e o zagueiro Alex, deu a volta olímpica graças a um golzinho de diferença.

Mesmo que sejam dois finalistas, como o histórico Campeonato Inglês de 1988/1989 ; a virada do Arsenal em um confronto direto com o Liverpool virou livro e depois filme (ler quadro) ;, o Brasileiro deste ano ficará na memória como o mais concorrido de todos na era dos pontos corridos.

Campeão pode sair até por sorteio
Se dois times terminarem com o mesmo número de pontos no Brasileiro, a definição do campeão será da seguinte forma: número de vitórias, saldo de gols, gols pró, confronto direto, menos cartões vermelhos, menos cartões amarelos e, por último, sorteio.

Chances

Possibilidades de candidatos ao título na última rodada
2 clubes 30%
3 clubes 28%
4 clubes 17%
5 clubes 7%
6 clubes 1%

Campeonato Holandês
; Temporada: 2006/2007
; Candidatos: PSV, Ajax e AZ
; Capítulo final: PSV Eindhoven, Ajax e AZ Alkmaar chegaram à última rodada com 72 pontos. Fora de casa, o AZ perdeu por 3 x 2 para o Excelsior. O PSV goleou o Vitesse, por 5 x 1, e o Ajax bateu o Willem II longe de casa por 2 x 0. Os dois times chegaram aos 75 pontos, mas o PSV ganhou o título graças a um golzinho a mais de saldo: 50 x 49.

Campeonato Alemão
; Temporada: 1991/92
; Candidatos: Stuttgart, Borussia Dortmund e Eintracht Frankfurt
; Capítulo final: Os três clubes chegaram à última rodada com 50 pontos. Todos jogaram fora de casa. O Borussia fez 1 x 0 no Duisburg. O Eintracht perdeu por 2 x 1 para o Hansa Rostock. O Stuttgart empatava por 1 x1 com o Bayer Leverkusen até os 42 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Buchwald marcou de cabeça. Na época, vitória valia dois pontos. O Stuttgart igualou-se ao Borussia em 52 e ganhou o título no saldo de gols: 30 x 19.

Campeonato Japonês
; Temporada: 2005
; Candidatos: Gamba Osaka, Urawa Red Diamonds, Kashima Antlers, JEF United e Cerezo Osaka
; Capítulo final: Gamba Osaka (57 pontos), Urawa Red Diamonds, Kashima Antlers, JEF United e Cerezo Osaka (56 pontos) chegaram à última rodada vivos na caça ao título, mas o Gamba Osaka não deu sopa para o azar. Goleou o Kawasaki Frontale por 4 x 2 e transformou as vitórias dos outros quatro concorrentes diretos em simplesmente inúteis.

Campeonato Inglês
; Temporada: 1988/1989
; Candidatos: Liverpool e Arsenal
; Capítulo final: Os Reds chegararam à última rodada com 76 pontos e o Arsenal, em jejum de títulos desde 1970/1971, com 74. Ambos se enfrentaram na última rodada, no Estádio Anfield Road, em Liverpool. O Arsenal abriu o placar com Alan Smith, Michael Thomas ampliou o placar. Naquela altura do campeonato, os dois times somavam 76 pontos e o mesmo saldo de gols (37 x 37). A taça ficou com o Arsenal em outro critério de desempate: número de gols marcados (73 x 65). A decisão virou livro
(Febre de Bola) e ganhou versão cinematográfica.

Campeonato Espanhol
; Temporada: 1993/1994
; Candidatos: Barcelona e La Coruña
; Capítulo final: O La Coruña, de Bebeto e Mauro Silva, chegou à última rodada com um ponto à frente do Barcelona, de Romário: 55 x 54. A trupe azul-grená fez o dever de casa. Venceu o Sevilla por 5 x 2 e chegou aos 56. Em casa, o La Coruña empata com o Valencia até os 43 minutos da etapa final, quando Bebeto, artilheiro do time no Espanhol, abriu mão de cobrar um pênalti e viu o iugoslavo Dukic perdê-lo. O jogo terminou
0 x 0 e o Barcelona levou o troféu. Ambos terminaram com 56 pontos, mas a equipe catalã tinha o melhor saldo de gols: 49 x 36.

Campeonato Italiano
; Temporada: 1998/1999 e 2001/2001
; Candidatos: Milan e Lazio/Juventus e Roma
; Capítulo final: Em 1998/1999, o Milan venceu o Peruggia por 2 x 1, fora de casa, e manteve-se à frente da Lazio. O time da cidade de Roma derrotou o Parma pelo mesmo placar, mas o time rossonero chegou aos 70 pontos, contra 69 da Lazio. Em 2001/2002, Juventus (68 pontos) e Roma (67) poderiam ser campeões na rodada derradeira. A Roma derrotou o Torino, por 1 x 0, mas a Velha venceu a Lazio, rival histórica da Roma, por 4 x 2, e conquistou o scudetto.

Campeonato Francês

; Temporada: 1997/1998
; Candidatos: Lens e Metz
; Capítulo final: Na última rodada o Lens tinha 67 pontos. O Metz contabilizava 65 e venceu o Lyon, por 1 x 0. No entanto, O Lens empatou o duelo com o Auxerre, por 1 x1, e deu volta olímpica graças ao saldo de gols. Tinha 25 contra 20 do concorrente.

Campeonato Português

; Temporada: 2000/2001
; Candidatos: Boavista e Porto
; Capítulo final: Ambos tinham tudo para decidir o título em um confronto direto na última rodada, mas o assunto acabou definido na penúltima. O Boavista venceu o Rio por 3 x 0. O Porto passou apertado pelo Estrela da Amadora. O Boavista subiu para 77 pontos, contra 73 do Porto. Na última rodada o Porto goleou o Boavista por
4 x 0. Triunfo inútil.

Leia mais na edição desta quarta-feira do Correio Braziliense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação