Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Eles têm um futuro promissor

Caratecas há sete meses, João Nilson Lima e Nicole Araújo representarão o DF no Campeonato Brasileiro Interestilos, na Paraíba

Estreantes no circuito nacional de caratê interestilos, João Nilson Lima e Nicole Araújo, 11 anos, se preparam para encarar o Campeonato Brasileiro da modalidade que começa amanhã, em João Pessoa. Os dois conheceram o esporte em abril deste ano e já passaram da faixa branca para a amarela. ;Mesmo enfrentando muitas limitações, eles são promessas do esporte no DF. Nossa meta é engajá-los na Seleção Brasileira e fazer com que disputem o Mundial em julho do ano que vem;, conta o técnico dos atletas, Wellington Medeiros Correia.

Integrantes do projeto Formando Campeões ; criado pela campeã mundial de kickboxing e tetracampeã mundial de caratê, Carla Ribeiro ;, do núcleo de Nova Colina, comunidade próxima a Sobradinho, João e Nicole golpeiam as dificuldades para conseguir melhorar a técnica de luta. Enquanto o tatame oficial tem 8 x 8m, o do projeto tem 5 x 4m. Em sua turma, os pequenos caratecas dividem o espaço e a atenção do professor com mais 28 alunos que, em sua maioria, aproveitam as aulas para brincar e não buscam o mesmo comprometimento que os pequenos.

;Para que não fossem prejudicados, aumentamos o treino deles. Antes, treinavam uma hora e meia, três vezes na semana, e agora é de segunda a segunda, sendo duas horas e meia aos sábados e domingos;, comenta Wellington. As crianças aprovaram e não acham ruim o aumento da carga de trabalho. ;Eu acho melhor. A gente treina no Ginásio de Sobradinho com outros caratecas mais experientes e desenvolve melhor os nossos golpes;, afirma João.

O pai do atleta, Nilson Amâncio, revela que o garoto é tão disciplinado e esforçado que, além de levar dever para casa, usa a internet para adiantar o aprendizado. ;Ele busca vídeos de kata e tenta fazer igual. Quando ainda era faixa branca, procurava movimentos da faixa amarela. O João é autodidata e, por conta própria, começou a treinar uma hora e meia em casa;, diz o orgulhoso pai.

Confira videorreportagem com João e Nicole

Para Nicole, amiga de João desde o jardim de infância, o Campeonato Brasileiro será, além de chance de conquistar novos títulos e outras medalhas, a oportunidade para conhecer outro estado, embora confesse o sofrimento por se separar dos pais. ;Eu nunca fiquei tanto tempo longe da minha família. Quero ir para o Mundial, mas não quero ficar longe deles;, diz a menina.

João competirá em duas modalidades: o kata individual e o kumite individual. Já Nicole, em quatro: kata individual e por equipe, e kumite individual e por equipe.

Quem é ele

Nome: João Nilson de Oliveira Lima
Idade: 11 anos (27/7/1998)
Atura: 1,35m
Peso: 30kg
Faixa: amarela
Começo: em abril deste ano. ;Meu pai me matriculou porque eu precisava ganhar massa muscular. Eu não sabia que iria gostar tanto;
Título: campeão brasiliense de caratê interestilos

Quem é ela

Nome: Nicole Ribeiro Araújo
Idade: 11 anos (10/6/1998)
Altura: 1,32m
Peso: 27kg
Faixa: amarela
Começo: em abril. ;Tenho colesterol alto e minha médica disse que eu precisava praticar algum esporte. O João, que é meu amigo na escola, me indicou o caratê e eu adorei;
Títulos: campeã no kumite e vice no kata do Campeonato Brasiliense de caratê interestilos

Saiba mais

O caratê é uma arte marcial que enfatiza técnicas de percussão atemi waza (defesas, socos e chutes) em vez das técnicas de projeções e imobilizações. Existem dois tipos de técnica:
Kata ; significa forma, padrão. É uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em sequências fixas de movimentos.
Kumite ; significa encontro de mãos. É a luta propriamente dita. A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como shiai-kumite e sem regras, jyu kumite.