Superesportes

Pela final, River uruguaio desafia fama de "copeira" da LDU

postado em 12/11/2009 09:46
A semifinal da Copa Sul-americana terá embate entre a surpresa da competição contra um dos favoritos, às 21h15 (de Brasília) desta quinta-feira. Em Montevidéu, no Uruguai, o River Plate local entra em campo no Estádio Centenário para desafiar a recente tradição de equipe "copeira" da LDU, do Equador, em disputa que vale vaga na grande decisão.

"(A LDU) é uma equipe ;copeira;, com experiência e que joga bem como visitante", avisou o zagueiro brasileiro Ronaldo Conceição, um dos reforços do River Plate para a partida. Dentro de casa, o objetivo do time é conseguir boa vantagem para não passar sufoco no confronto de volta, que será realizado na altitude de Quito, capital do Equador, localizada a 2.850 metros acima do nível do mar.

"Na altitude, eles jogam com uma vantagem a mais", continuou Conceição, ciente dos objetivos uruguaios para a partida. "Dependemos muito do resultado que conseguirmos como anfitriões. Espero que concretizemos as chegadas ao gol, que têm sido um déficit nosso nesta etapa", complementou o reforço brasileiro.

Por outro lado, o River Plate não terá seu principal armador, Jorge Rodriguez, que integra a seleção uruguaia na preparação para o duelo contra a Costa Rica, pela repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Diego Silva será o substituto. Já a LDU tem dois problemas: lesionados, o meia paraguaio Enrique Vera e o zagueiro argentino Norberto Araújo estão fora.

Campeã da Copa Libertadores de 2008, o time equatoriano segue confiante em mais uma conquista continental. "É uma equipe que está madura, com jogadores de trajetória e boa base, que tem um jogo coletivo eficiente", apontou o técnico Jorge Fossati, que terá duelo pessoal com seu compatriota uruguaio Juan Ramón Carrasco, que dirige o River - ambos dirigiram a seleção uruguaia.

Fossati substituiu Carrasco no cargo em 2004 e acumula passagem pelo River Plate, motivo que faz seu rival admitir certa vantagem no confronto, pelo conhecimento obtido. A partida semifinal ainda terá o brasileiro Carlos Eugênio Simon como árbitro, o mesmo que nesta semana foi afastado do Campeonato Brasileiro pela CBF sob a alegoação de seguidos erros - o último deles anulando gol de Obina, do Palmeiras, na derrota para o Fluminense por 1 x 0.

FICHA TÉCNICA
RIVER PLATE-URU x LDU-EQU


Local: Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai
Data: 12 de novembro de 2009, quinta-feira
Horário: 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Brasil)
Assistentes: Altemir Hausmann e Roberto Brazztz (ambos do Brasil)

RIVER PLATE: Luciano dos Santos; Diego Sosa, Ronaldo Conceicao, Mauricio Prieto e Mario Rizotto; Gonzalo Porras, Diego Silva, John Varela e Richard Porta; Federico Puppo e Jorge Córdoba
Técnico: Juan Ramón Carrasco

LDU: Alexander Domínguez; Renán Calle, Carlos Espínola, Jairo Campos e Néicer Reasco; Diego Calderón, Ulises De la Cruz, William Araujo e Edison Méndez; Claudio Graf e Claudio Bieler
Técnico: Jorge Fossati

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação