Superesportes

Com gol de Nilmar, Brasil bate a Inglaterra em amistoso

postado em 14/11/2009 17:00

Doha - O amistoso no Catar teve a estreia de Michel Bastos, Hulk e Carlos Eduardo na seleção brasileira, mas foi Nilmar, cada vez mais firme na equipe, quem se destacou. Em um jogo de poucas oportunidades, o Brasil venceu com gol do atacante no início da segunda etapa para derrotar a Inglaterra por 1 x 0, neste sábado. O time brasileiro ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti, com Luís Fabiano.

Esse foi o último grande teste da temporada para as duas seleções, que já estão garantidas na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Enquanto é de fato o último jogo da Inglaterra no ano, para o Brasil ainda resta outro compromisso: às 12h30 (de Brasília) desta terça-feira, a equipe comandada pelo técnico Dunga se despede da torcida e dos gramados em 2009 diante da seleção de Omã.

Os dois times entraram em campo desfalcados. Da convocação final, o Brasil vinha sem Naldo e Robinho - além daqueles que foram chamados e não puderam se apresentar, como Luisão, Juan, Ramires e Fábio Aurélio. A equipe inglesa também não tinha à disposição nomes importantes como John Terry, Ashely Cole, Gerrard e Lampard, fora David Beckham, que pediu para não atuar em Doha.

Depois que a Inglaterra pôs a bola para rolar pela primeira vez, o Brasil teve dificuldade para se encontrar nos minutos iniciais. O time do técnico Fabio Capello jogava na frente e complicava a saída de bola brasileira. A situação melhorou em seguida, quando o volante Felipe Melo e os laterais Maicon e Michel Bastos passaram a avançar com maior perigo ao campo de ataque.

Convocado pela primeira vez para servir o selecionado nacional, Bastos era bastante acionado pela defesa na saída de bola. Após a ansiedade natural da primeira partida, o lateral esquerdo criou boas oportunidades com o atacante Nilmar, que explorava bem sua velocidade diante da marcação inglesa. Foi do jogador do Lyon o melhor lance: um chute cruzado e rasteiro aos 22 minutos da etapa inicial.
[SAIBAMAIS]
Sem muitas chances claras de marcar - nenhuma das duas seleções conseguia entrar com facilidade na área adversária -, o primeiro tempo se resumiu a chutes de longa distância e sem muito perigo. Pelo Brasil, os principais foram do volante Felipe Melo e do meio-campista Elano. Do lado da Inglaterra, as poucas tentativas ficavam a cargo do atacante e capitão Wayne Rooney, com igual insucesso.

No retorno do intervalo, mesmo sem nenhuma alteração realizada por Dunga, o Brasil precisou de apenas um minuto para mudar o jogo. Um longo lançamento de Elano encontrou Nilmar entrando em velocidade na área. O atacante se antecipou à defesa e, vendo o goleiro Bem Foster adiantado, tocou de cabeça no contrapé do arqueiro para abrir a contagem do amistoso e se firmar ainda mais na seleção.

Onze minutos mais tarde, a seleção brasileira teve ótima oportunidade para ampliar a vantagem. Em outra bola enfiada para Nilmar, o atacante se desvencilhou da marcação e foi parado somente por Foster, mas com falta - o goleiro recebeu cartão amarelo. Na cobrança, no entanto, o atacante Luís Fabiano chutou muito alto, por cima do gol, e desperdiçou sua única chance na partida.

Pouco tempo depois, o atacante teve um corte na testa e deixou o campo para a estreia de Hulk - em seguida, Carlos Eduardo substituiu Nilmar. Ambos tiveram pouco tempo para mostrar futebol, mas o Brasil ainda levou perigo à meta inglesa. O zagueiro Lúcio, da intermediária do ataque, surpreendeu a marcação adversária e arriscou o chute. Bem colocado, Foster somente viu a bola carimbar a trave.

O zagueiro Lúcio fez uma ótima jogada e acertou a trave inglesa

FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 0 INGLATERRA

Local: Khalifa International Stadium, em Doha (Catar)
Árbitro: Abdul Abdulrahman (Catar)
Cartões amarelos: Foster (Inglaterra)
GOL: BRASIL: Nilmar, a um minuto do primeiro tempo

BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Kaká (Júlio Baptista); Nilmar (Carlos Eduardo) e Luís Fabiano (Hulk)
Técnico: Dunga

INGLATERRA: Ben Foster; Wes Brown, Lescott, Matthew Upson e Bridge; Wright-Phillips (Crouch), Jenas, Barry (Huddlestone) e Milner (Ashley Young); Bent (Defoe) e Rooney
Técnico: Fabio Capello

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação