Superesportes

Ceará arranca empate do Guarani e adia definição de vaga para a Série A

postado em 14/11/2009 20:26
Fortaleza (CE) - O Guarani esteve perto de conquistar o acesso à primeira divisão neste sábado, no Estádio Castelão. O time vencia o Ceará, mas, a poucos minutos do final do segundo tempo, o rival nordestino empatou a partida em casa por 2 a 2 e adiou a definição da vaga. Além disso, o jogo ainda foi tumultuado por uma série de paralisações do juiz por conta da queda de energia no Estádio Castelão.

O resultado mantém a equipe alviverde na segunda colocação, agora com 66 pontos - seis a mais que o quinto colocado, o Figueirense, restando duas rodadas para o término da competição nacional. Já o Ceará segue em terceiro, com 64 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Atlético-GO.

As duas equipes entraram em campo praticamente completas. O Ceará teve o retorno do volante Michel e o desfalque do atacante Wellington Amorim, que sofreu um derrame pleural no último sábado, e do zagueiro Erivélton, suspenso. A única mudança no Guarani foi a volta do atacante Ricardo Xavier.

Propositalmente ou não, o jogo começou com dez minutos de atraso em relação à partida entre Figueirense e Bragantino, cujo resultado influenciaria diretamente na classificação para a primeira divisão. Um tropeço catarinense deixaria o Ceará na elite em caso de vitória sobre o adversário.
[SAIBAMAIS]
Enquanto o confronto paralelo seguia empatado sem gols, o jogo no Castelão também era de bastante estudo entre os dois times. Os visitantes foram mais rápidos e abriram a contagem com 46 minutos do primeiro tempo. Caíque balançou em frente à marcação e chutou cruzado para Léo Mineiro completar.

Os donos da casa, que reclamaram de um pênalti não marcado em Preto antes do tento do Guarani, chegaram ao empate dois minutos depois. O meio-campista Geraldo tocou de cabeça da intermediária, e o zagueiro Anderson aproveitou erro da marcação para tocar na saída do goleiro e igualar o placar.

O elenco do Guarani se revoltou com a arbitragem, pedindo impedimento na jogada de empate do Ceará. Com o primeiro tempo encerrado, jogadores dos dois times por pouco não brigaram na descida do túnel. No retorno do intervalo, o juiz chamou os dois técnicos para uma conversa no meio-campo.

Com pouco mais de um terço do segundo tempo, faltou energia no estádio. Após uma longa paralisação, o juiz recomeçou o jogo. Aos 27 minutos, Cléber Goiano fez bom lançamento pela direita para Ricardo Xavier, que tocou para Léo Mineiro. Livre de marcação, ele anotou o segundo do Guarani na partida.

Alguns minutos depois, voltou a cair a energia, e todos os refletores do Castelão se apagaram. Boa parte dos mais de 50 mil torcedores presentes começaram a deixar o estádio, enquanto jogadores dos dois times ainda se aqueciam no gramado e esperavam pelo reinício do confronto decisivo.

Após muita expectativa, o jogo recomeçou. Ciente da vitória do Figueirense, o Guarani precisaria segurar o resultado para garantir o acesso. Ao Ceará, nem mesmo um triunfo recolocaria a equipe na elite nesta rodada. Mas o time foi à frente e empatou a partida, com Mota, aos 40 minutos do segundo tempo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação