Superesportes

Coritiba vence e complica a vida do Atlético-MG

postado em 14/11/2009 21:33
Com uma bela festa nas arquibancadas do Couto Pereira, o Coritiba bateu o Atlético Mineiro por 2 x 1, em Curitiba, e ficou próximo de garantir matematicamente a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro em 2010. Já os mineiros, que ainda lutam pelo titulo, deixam em risco a vaga para a Libertadores da América.

O Coxa abriu o placar depois de começar melhor a partida. Aos 20 minutos, Rômulo, que saiu do time adversário por ser pouco utilizado, fez a tabela com Marcelinho Paraíba, entrou na área e tocou para o fundo das redes. Após o intervalo, o Galo chegou ao empate com Eder Luiz, que aos 10 minutos pegou rebote para empurrar para o gol. Aos 40 minutos, Marcelinho cobrou pênalti e garantiu os três pontos.

Na próxima rodada, o Coritiba vai ao litoral paulista, onde no domingo enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, em uma luta direta por vaga na Copa Sul-americana. Já o Atlético Mineiro tem mais uma pedreira pela frente ao receber no mesmo dia o Internacional, no Mineirão, em Belo Horizonte.
[SAIBAMAIS]
O jogo: Tentando responder ao chamado do torcedor, a equipe alviverde partiu para o ataque e, logo no primeiro lance, Rodrigo Heffner fez a jogada pela ala e cruzou, mas a zaga mineira afastou o perigo. Diego Tardelli tentou responder e Pedro Ken, para incendiar o Alto da Glória, tomou a bola com eficiência. Aos nove minutos, Marcelinho cobrou escanteio, Jeci tentou o peixinho e a defesa tirou da área.

O Coxa dominava a partida e encurralava o Galo em seu campo de defesa. Mas o time alvinegro estava vivo, esperando por um bom contra-ataque, como aos 13 minutos, com Eder Luiz arrancando e lançando para Diego Tardelli, que foi travado na hora do arremate. Aos 18 minutos, com o jogo mais equilibrado, o Atlético-MG teve mais uma boa chance, com Werley, que aproveitou cruzamento de Ricardinho, tocando de cabeça para fora. No entanto, aos 20 minutos, Rômulo tabelou com Marcelinho e recebeu com liberdade para tocar para o fundo das redes.

Os mineiros tentaram responder aos 21 minutos com Jonílson, que encontrou um espaço para chutar, mas foi travado. Aos 25 minutos, Rômulo quase repetiu a dose com uma tabela com Leandro Donizete e, desta vez, a zaga estava atenta. Aos 32 minutos, Carlos Alberto buscou o cruzamento e Vanderlei deixou a meta para defender. Ricardinho, com uma bomba aos 37 minutos, obrigou Vanderlei a fazer grande defesa. Carini também apareceu, aos 40 minutos, com Marcelinho mandando uma bomba.

Na segunda etapa, com mais festa nas arquibancadas, o árbitro paralisou a partida por conta da fumaça. Com a bola rolando, aos dois minutos Marcelinho cobrou falta forte demais, sem direção. O Galo quase empatou, aos seis minutos, com um vacilo da zaga coxa-branca, que deixou Tardelli livre e contou com a sorte com o passe errado. Aos sete minutos, Marcelinho Paraíba, de frente para o crime, chutou em cima de Carini e, no rebote, Pedro Ken perdeu.

Vivendo a máxima de quem não faz toma, o Coritiba foi castigado. Aos 10 minutos, Vanderlei fez grande defesa em chute de Jonílson mas, no rebote, não evitou o gol de Éder Luiz, que aproveitou falha de Jeci. Aos 13 minutos, na pressão, Rômulo girou o corpo e bateu com perigo, pela linha de fundo. O Atlético cresceu na partida e, aos 20 minutos, Diego Tardelli bateu cruzado, Vanderlei desviou e a bola ainda pegou na trave.

As duas equipes procuravam a vitória, o único resultado interessante. Aos 28 minutos, Rômulo invadiu a área e foi travado, reclamando a marcação de um pênalti. Jogada polêmica que o árbitro mandou seguir. Aos 35 minutos, lançamento para Marcos Aurélio e Werley apareceu para interceptar. Aos 38 minutos, novamente Rômulo foi derrubado na área e desta vez o pênalti foi anotado, com Benitez expulso. Marcelinho Paraíba cobrou e garantiu a festa no Alto da Glória.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação