postado em 15/11/2009 08:20
O Botafogo visita o Barueri neste domingo, às 17 horas (de Brasília), na Arena Barueri, precisando muito de um triunfo para terminar a 35; rodada do Campeonato Brasileiro ainda mais distante do risco de rebaixamento. O Alvinegro carioca, que venceu seus três últimos compromissos, tem 41 pontos, cinco a mais que o Fluminense, melhor colocado na zona de risco. Já a equipe paulista tem quatro pontos a mais e pretende ganhar para se aproximar da próxima Copa Sul-Americana.O confronto deste domingo vai marcar o reencontro do Barueri com o técnico Estevam Soares, atualmente no Botafogo. No primeiro turno, ele dirigiu o time paulista na derrota de 2 a 1 para o próprio Glorioso, no Rio de Janeiro. Profundo conhecedor do rival, o treinador botafoguense tem a certeza de que sua atual equipe terá problemas em campo.
"O Barueri tem na força de seu entrosamento o seu ponto mais forte e com toda a certeza vai nos criar muitos problemas. O time deles é bem entrosado, toca bem a bola e vamos precisar ficar atentos ao longo dos 90 minutos, mas temos condições de fazer um grande jogo e vencer", disse Estevam.
O treinador do Botafogo destacou a importância de um triunfo neste domingo, por entender que o resultado positivo pode ter uma grande influência na tabela de classificação.
"Se o Botafogo vencer esse compromisso, chega aos 44 pontos e vai, na pior das hipóteses, permanecer com cinco pontos de vantagem para a zona de rebaixamento. Mas teremos diminuído uma rodada e restarão nove pontos em disputa. Assim, com um triunfo domingo, teremos mais tranquilidade na reta final", disse Estevam.
Os jogadores do Botafogo também sonham com uma vitória neste domingo, pois entendem que o resultado positivo pode colocar ainda mais gente na luta contra o rebaixamento.
"Estão falando em aumento do número mínimo de pontos para evitar o rebaixamento, portanto, se nós ganharmos, podemos colocar outros times nesta disputa, falo dos times com 45 pontos, como o próprio Barueri. Além disso, vamos ter aproveitado, em caso de vitória, o confronto direto entre Fluminense e Atlético Paranaense, pois alguém ficará m desvantagem em relação ao nosso time", afirmou o zagueiro Juninho.
Dessa vez Estevam Soares não abusou do mistério e o Botafogo está definido para este confronto. A única alteração em relação à formação que derrotou o Coritiba será a entrada do volante Léo Silva, que volta de suspensão, na vaga de Renato. Já pelo lado do Barueri, o técnico Luís Carlos Goiano destacou a luta da equipe para disputar a próxima Copa Sul-Americana.
"Vamos precisar vencer os nossos compromissos em casa se quisermos disputar mesmo a Copa Sul-Americana em 2010. O Campeonato Brasileiro está chegando a uma fase decisiva, onde o mando de campo é muito importante e não podemos deixar escapar essa possibilidade de vitória", disse Goiano.
O Barueri tem modificações para este confronto. O zagueiro André Luís, suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), dá a vaga a Leandro Castan, que retorna de suspensão. O goleiro Renê e o atacante Val Baiano, que estavam afastados por conta do episódio da suposta "mala branca" foram perdoados e deverão ir a campo. Com isso, Márcio perde a camisa 1 e Willian José deverá ficar como opção no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
BARUERI x BOTAFOGO
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 15 de novembro de 2009, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Jailson Freitas (BA)
Assistentes: Adson Leal (BA) e Adaílton Silva (BA)
BARUERI: Renê; Xandão, Leandro Castan e Daniel Marques; Bruno Ribeiro, Ralf, Éverton, Thiago Humberto e Márcio Careca; Flavinho e Val Baiano
Técnico: Luís Carlos Goiano
BOTAFOGO: Jéfferson; Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Fahel, Léo Silva e Lucio Flavio; Jobson e Reinaldo
Técnico: Estevam Soares