Superesportes

Itália vence e Brasil perde primeiro torneio pós-ouro

postado em 15/11/2009 10:44

O Japão bem que tentou, mas não conseguiu bater a Itália e o Brasil acabou mesmo com a segunda posição da Copa dos Campeões de vôlei feminino. Diante do público que lotou o ginásio de Fukuoka, as nipônicas foram derrotadas pelas europeias por 3 sets a 1, parciais de 32/30, 25/22, 24/26 e 25/18.

Trata-se da primeira vez que o time de José Roberto Guimarães perde um título desde a conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim. Desde agosto do ano passado, o grupo havia levantado as taças do Final Four (duas vezes), do Mountreux Volley Masters, da Copa Pan-americana, do torneio classificatório para o Mundial, do Grand Prix e do Sul-americano.

Com um bom saque entrando aliado ao tradicional volume de sua defesa, o Japão começou a partida dando mostras de que iria complicar a vida das italianas, fazendo 15 a 10 em poucos minutos. Entretanto, o time passou a errar excessivamente no ataque e permitiu a chegada do grupo de Massimo Barbolini. Após diversos desperdícios de set points de ambos os lados, Sakashita ficou no bloqueio e a parcial foi encerrada em 32 a 30.

Abatida com a perda de um set que parecia ganho, as japonesas rapidamente se viram perdendo por 5 a 1 na segunda etapa. Mas aí foi a vez de as italianas vacilarem e permitirem a igualdade no placar, que veio com um bloqueio sobre Francesca Piccinini. A estrela do time azul, entretanto, logo se recuperou e encerrou a etapa em 25 a 22 através de um ataque.

Disposta a assegurar a taça o mais rápido possível, a Itália parecia ter o controle do terceiro set, mas as japonesas cresceram aos poucos e conquistaram a parcial na raça, com 26 a 24. O jogo então ganhou contornos dramáticos graças ao bom saque de Takeshita, mas no fim valeu maior experiência das europeias, especialmente Antonella Del Core: 25 a 18 e um título inédito para a galeria azurra.

Apesar de o ano não ter terminado da maneira ideal, o seleção brasileira feminina de vôlei fecha a temporada com um saldo extremamente positivo: em 45 partidas, as jogadoras verde-amarelas saíram derrotadas de quadra em apenas duas oportunidades.

O primeiro revés foi na Copa Pan-americana, no final de junho, quando a equipe caiu por 3 a 2 diante da República Dominicana, treinada pelo ex-assistente de Zé Roberto, Marcos Kwiek. Já a outra derrota, por 3 a 0, foi justamente a que custou o título da Copa dos Campeões, contra a Itália.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação