postado em 17/11/2009 22:16
Quito ; Depois de um apagão assolar Brasil e Paraguai na última semana, a falta de energia causou uma mudança direta na Copa Sul-americana. Vivendo uma crise no abastecimento de energia, o Equador pediu uma mudança no horário da partida entre LDU e River Plate-URU à Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol), válida pelas semifinais do torneio, e conseguiu na noite desta terça-feira um veredicto positivo.A partida entre as duas equipes estava previamente marcada para iniciar às 19h15 (22h15 no Brasil). Contudo, a Federação Equatoriana de Futebol enviou um comunicado pedindo a transferência do horário para às 17h15, 20h15 em Brasília.
"Esta mudança de horário se deve ao problema de energia elétrica existente no Equador, que obrigou a realização de racionamentos e a evitar que eventos esportivas aconteçam à noite", disse o comunicado oficial dos equatorianos.
Após ser derrotada no estádio Centenário pelo placar de 2 x 1, a LDU necessita de uma vitória simples sobre a surpresa da competição para garantir um lugar na decisão. Em contrapartida, o River Plate joga por um empate para estender ainda mais o feito inédito.
O vencedor deste duelo enfrentará na decisão da Sul-americana o triunfante no confronto entre Fluminense e Cerro Porteño, do Paraguai. No primeiro embate, em Assunção, os brasileiros levaram a melhor e derrotaram os rivais pelo placar mínimo, com gol do atacante Fred.