Superesportes

Grécia vence Ucrânia e conquista vaga na Copa de 2010

postado em 18/11/2009 18:29
Salpingidis (D) e Vyntra festejam o gol da classificação gregaDonetsk (Ucrânia) ; Em duelo de duas seleções com pouca tradição no futebol e apenas uma participação em Copas do Mundo, a Grécia levou a melhor sobre a Ucrânia e se classificou para o Mundial da África do Sul, em 2010. Nesta quarta-feira, a equipe garantiu sua vaga na repescagem das Eliminatórias europeias ao vencer os ucranianos por 1 x 0, na casa do adversário, em Donetsk.

O gol da vitória foi marcado aos 31 minutos do primeiro tempo, quando o time grego aproveitou falha de marcação do rival. Samaras recebeu no meio-campo e lançou Salpingidis, que dominou entre dois zagueiros ucranianos e invadiu a área para tocar na saída do goleiro Pyatov.

[SAIBAMAIS]Na partida de ida, em Atenas, as equipes não conseguiram passar de um empate sem gols. Desta forma, a Grécia, campeã da Eurocopa de 2004, volta à Copa do Mundo esperançosa por surpreender novamente. Em única participação, em 1994, nos Estados Unidos, foi eliminada na primeira fase, com três derrotas.

Já a Ucrânia de Shevchenko, ex-atacante do Milan e atualmente no Dínamo de Kiev, perdeu a oportunidade de chegar ao seu segundo Mundial consecutivo - em 2006, na Alemanha, a equipe alcançou as quartas de final, sendo eliminada pela Itália, que se sagraria campeã.

Grécia e Ucrânia fizeram duelo equilibrado e de poucas oportunidades reais de gol nesta quarta-feira. Sem se arriscar, os times se assustaram pouco durante o primeiro tempo. Os gregos chegaram bem em cabeçada de Samaras, aos 11 minutos. Aos 31, Salpingidis fez o gol definidor. Já a Ucrânia teve sua melhor chance nos pés de Shevchenko, que bateu cruzado após lançamento, aos 39.

Já no segundo tempo, a situação do anfitrião ficou dramática. Precisando de dois gols para se classificar à Copa do Mundo - a Grécia tinha vantagem do empate com gols por ter balançado as redes fora de casa -, a Ucrânia se atirou para cima do rival, mas foi barrada por seu baixo poderio ofensivo e pela forte marcação grega.

No fim da partida, o elenco ucraniano nada conseguiu fazer sob a forte chuva que atingiu Donetsk. O silêncio de desânimo das arquibancadas aos poucos se transformou em vaias, enquanto os gregos comemoravam a classificação à Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação