postado em 18/11/2009 20:09
Maribor (Eslovênia) ; A Eslovênia classificou-se, nesta quarta-feira, à Copa do Mundo pela segunda vez em sua história. O time, que disputou a competição em 2002, derrotou em casa a Rússia por 1 x 0 e garantiu sua vaga no Mundial por ter marcado um gol fora de casa - na partida de ida, em Moscou, os russos venceram por 2 x 1.O gol da classificação foi marcado pelo atacante Zlatko Dedic, aos 44 minutos do primeiro tempo, após cruzamento da direita do camisa 10 Valter Birsa, que mais tarde foi substituído por Nejc Pecnik. A Rússia acabou o confronto com nove jogadores em campo: Kerzhakov e Zhirkov foram expulsos depois que o placar já havia sido aberto.
A eliminação na repescagem das Eliminatórias para a Copa, frustra as expectativas do técnico holandês Guus Hiddink que, no início do ano, deixou o comando do Chelsea para assumir em tempo integral a seleção da Rússia.
O holandês é apontado como um dos principais responsáveis pela quarta colocação da Coreia do Sul na Copa de 2002 e pela classificação da Austrália para a Copa de 2006. Na competição disputada na Alemanha, a seleção da Oceania, sob o comando de Hiddink, foi eliminada nas oitavas de final pela campeã Itáilia.