postado em 19/11/2009 16:35
Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador das Olimpíadas de 2016 (Co-Rio), Carlos Arthur Nuzman recebeu nesta quinta-feira o "Eagle Award", prêmio internacional concedido pela Academia de Esportes dos Estados Unidos.
Até hoje, apenas um outro brasileiro havia sido agraciado com a honraria: Pelé, em 1995. "É uma honra receber o prêmio da Academia de Esportes dos Estados Unidos, uma das mais prestigiadas instituições acadêmicas ligadas ao esporte em todo o mundo", comemorou o dirigente brasileiro. "Este prêmio vem em reconhecimento por tantos anos de trabalho em prol do Movimento Olímpico. A conquista do direito de organizar os primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul veio através de muita dedicação e esforço", completou.
Segundo os norte-americanos, Nuzman foi premiado devido à "liderança do presidente do COB, que levou o Brasil ao direito de receber os Jogos Olímpicos de 2016, que serão os primeiros na América do Sul. Além disso, é o reconhecimento ao sucesso na organização dos Jogos Pan-americanos do Rio, em 2007, além dos vários anos dedicados ao desenvolvimento do esporte no Brasil".
O "Eagle Award" é oferecido anualmente a líderes esportivos mundiais com reconhecida contribuição na promoção internacional de harmonia, cooperação e paz através do esporte. Além de Nuzman e Pelé, já foram premiados nomes como Juan Antonio Samaranch (1999), presidente honorário do Comitê Olímpico Internacional; Mario Vazquez-Raña (1987), presidente da Organização Desportiva Pan-americana; o príncipe Albert, de Mônaco (1997), que é membro do COI e ex-atleta olímpico; o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger (2002), entre tantos outros.
O prêmio foi instituído em 1986. A Academia de Esportes dos Estados Unidos é uma instituição independente, sem fins lucrativos, criada para servir os Estados Unidos e o mundo com programas educativos, pesquisas e serviços esportivos.