postado em 20/11/2009 14:49
Tem coisas que só acontecem ao Botafogo. A famosa frase que acompanha o clube carioca ao longo de sua centenária história foi muito dita ao longo deste Campeonato Brasileiro. Isso porque o Glorioso conseguiu resultados que pareciam impossíveis, tanto de maneira positiva, como de forma negativa. Dentro os tropeços marcantes, a derrota de 2 x 1 para o Santo André e a goleada de 4 x 1 sofrida para o Goiás, ambos no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro.
Porém, não são apenas resultados negativos que o Botafogo colecionou. Dentre os feitos obtidos na atual temporada, placares positivos que ninguém esperava, em cenários que o Alvinegro entrava em campo dado como derrotado. Foi assim nos empates por 1 x 1 com o Palmeiras, em São Paulo, e com o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Ou então a vitória por 1 x 0 diante do Internacional, em Porto Alegre, e por 3 x 1 sobre o próprio Galo, no Engenhão.
Esse bom retrospecto contra os times primeiros colocados na competição servem de combustível para o elenco, para que um triunfo seja projetado no duelo deste domingo, às 17 horas (de Brasília), no Rio de Janeiro, diante do líder São Paulo.
"Nós apresentamos um grande futebol contra equipes que estão brigando na parte de cima da tabela. Foi assim quando empatamos com o Palmeiras dentro do Palestra Itália e com o Atlético Mineiro no Mineirão. Isso sem falar na vitória sobre esse mesmo Atlético no Engenhão. Sabemos que podemos conquistar um resultado positivo e conquistar essa vitória contra o São Paulo. Nós estamos nos apegando a esse retrospecto", disse o volante Léo Silva.
Outros jogadores do Botafogo lembraram que os bons resultados obtidos diante dos primeiros colocados aconteceram em momentos complicados do Glorioso no Campeonato Brasileiro. Por isso mesmo, o clima é de confiança.
"O Botafogo jogou de igual para igual com todos os times deste Campeonato Brasileiro. Tivemos alguns jogos em que a nossa atuação não foi a esperada, como por exemplo na derrota contra o Barueri. Mas na maior parte dos jogos, ainda mais contra os times que hoje estão bem colocados, atuamos em igualdade de condições ou até fomos superiores. Portanto, não vejo motivos para não acreditarmos que podemos vencer o São Paulo e até mesmo o Palmeiras na última rodada", disse o volante Leandro Guerreiro.
Para o zagueiro Diogo, que vem atuando de maneira improvisada na lateral esquerda, o favoritismo que está sendo dado ao São Paulo pode acabar beneficiando o Botafogo.
"O Botafogo vai fazer um grande jogo contra o São Paulo, pois o nosso grupo está focado neste compromisso e sabemos da nossa responsabilidade para com os torcedores, dirigentes e comissão técnica. Respeitamos o São Paulo, mas sabemos que podemos muito bem conseguir o resultado positivo. Jogamos muito bem em partidas que muitos contavam com a derrota do Botafogo e por isso mesmo estou confiante", afirmou Diogo.
Apesar do bom retrospecto contra os primeiros colocados no Campeonato Brasileiro deste ano, o Botafogo não foi páreo para o São Paulo no primeiro turno, quando perdeu por 3 x 1, no Morumbi, mesmo após ter saído na frente no marcador, graças a um gol de Lucio Flavio.
Além disso, o Botafogo não consegue vencer esse adversário no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro desde julho de 2004, quando fez 1 x 0 ainda no Estádio Caio Martins, em Niterói.