postado em 20/11/2009 16:40
Brasília já tem seu mais novo representante na Superliga Masculina de Vôlei. A partir de dezembro, a equipe masculina da UPIS ; Faculdades Integradas, parte para a disputa da edição 2009/2010 do torneio, com excelentes chances de desempenhar um bom papel na competição. Nos dois anos anteriores, o time masculino da UPIS obteve a classificação mas, por falta de orçamento específico, não pôde disputar a competição. Desta vez, a UPIS conseguiu patrocínio de um banco local e defenderá o DF na Superliga. "Até então, nenhum patrocinador havia demonstrado interesse pela modalidade. Nossa equipe é de boa qualidade e a participação do patrocínio nos dá mais tranquilidade para enfrentar toda a temporada, inclusive por meio da contratação de novos integrantes", diz Flávio Thiessen, técnico da UPIS/Brasília, lembrando que os jogos acontecem em vários estados e no DF.
Para o secretário de esportes do Governo do Distrito Federal, Agnaldo Jesus, o time vai honrar as cores da capital do país. "O sucesso de Brasília está nas grandes figuras esportivas e tenho certeza que essa garotada vai colocar a cidade no topo do cenário esportivo brasileiro", aponta.
Com esse novo projeto, os atletas profissionais poderão contar com centro de treinamento, ajuda de custo, alimentação, além de bolsas de estudos. "Estamos bem motivados e as expectativas são as melhores possíveis. Vamos nos empenhar ao máximo dentro de quadra para deixar a torcida de Brasília orgulhosa", conta o ponteiro Fabiano Oliveira, que há sete anos defende o time da UPIS/Brasília.
Alguns nomes de destaque foram contratados de outros estados, como o levantador Marlon Zoppa, de Minas Gerais, o central Marcos Almeida, o ponta Caio Maluf e o ponteiro Paulo Issa, de São Paulo. Nas últimas edições do torneio, os times de Minas e Florianópolis têm dominado as finais, o que vai dificultar ainda mais o papel da UPIS. "Vamos ter uma oportunidade única de participar da maior liga de vôlei do mundo, mostrando o que a cidade e a UPIS têm de melhor", comenta o vice-presidente da UPIS, José Rodolpho Montenegro.
Neste ano, a Superliga vai contar com a participação de 30 equipes. No masculino, 17 times de oito estados (SP, MG, RJ, ES, SC, MT, RS, incluindo o DF) vão tentar a conquista. No feminino, 13 times de cinco estados (SP, MG, RJ, SC e PE) entrarão na disputa. A UPIS estreia no torneio em casa, no dia 3 de dezembro (quinta-feira) contra o Vôlei Futuro, de Araçatuba (SP). A partida acontece às 20h, no Ginásio do Cruzeiro.
A Superliga Masculina é organizada pela Confederação Brasileira de Vôlei (www.cbv.com.br) e conta com a participação dos melhores jogadores que atuam no Brasil, muitos integrantes da seleção brasileira. "Esta vai ser a maior e melhor Superliga de todos os tempos. Tenho certeza de que será muito disputada", conta o técnico Flávio Thiessen.
CARAS NOVAS NO TIME DA UPIS
Marlon Zoppa
Posição: levantador
O atleta, contratado neste ano para integrar a equipe da UPIS, tem 30 anos e veio de Uberlândia (MG).
Caio Maluf
Posição: ponta
Com 20 anos, o jogador foi um dos destaques do time de Pindamonhangaba (SP) na última temporada do campeonato juvenil paulista.
Marcos Almeida
Posição: central
O atleta de 27 anos jogou a última temporada pela equipe de Santo André (SP) e chega com a promessa de reforçar o meio de rede.
Paulo Issa
Posição: ponteiro
Vindo de Atibaia (SP), onde disputou o Campeonato Paulista, o jogador de 24 anos vai fazer sua estreia na Superliga Masculina de Vôlei.
O TIME COMPLETO DA UPIS
1) Rildo Alves Dias, 21 anos, central.
2) Marcos Barbosa Cavalari, 27 anos, levantador.
3) Antônio Francisco Pereira Barros, 29 anos, líbero.
4) Rafic Haddad Júnior, 34 anos, oposto.
5) Thiago Bomfim Severo, 22 anos, ponta.
6) Aurivam Amaro da Silva Filho, 23 anos, central.
7) Rafael Carvalho dos Santos, 25 anos, ponta.
8) Leandro Roberto de Lima Silva, 29 anos, ponta.
9) Alisson Henrique Rodrigues Silva, 22 anos, central.
10) Felipe Carvalho Clemente, 23 anos, central.
11) Leander Gonçalves Silva, 33 anos, ponta.
12) Fabrício Alves da Silva, 25 anos, levantador.
13) Paulo Issa Maluf, 25 anos, ponta.
14) Marlon de Zoppa Menezes, 30 anos, levantador.
15) Marcos Vinícius Aragão de Almeida, 27 anos, central.
16) Caio Abrahão Maluf, 20 anos, ponta.
17) Fabiano Martins de Oliveira, 30 anos, ponta.
Comissão Técnica
Técnico: Flávio Thiessen.
Assistente técnico: Diógenes Ferreira.
Assistente técnico: Rodrigo Ávila Oliveira.
Preparador físico: Bruno Sávio Godoy E. da Rocha.