Superesportes

Atlético-PR e Cruzeiro fazem 'finais distintas' na Arena

postado em 21/11/2009 08:00
Um jogo e duas decisões. Assim será a partida entre Atlético Paranaense e Cruzeiro, neste sábado, às 19h30 (de Brasília), na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto o Furacão tenta jogar suas últimas cartas em busca de uma vitória que vai confirmar a permanência na Primeira Divisão, a Raposa não pode perder pontos nessa reta final de competição se quiser chegar à Libertadores.

Querendo fazer valer o mando de campo, o técnico Antônio Lopes deve optar por uma formação mais ofensiva. Sem contar com o volante Rafael Miranda, lesionado, o treinador rubro-negro vai continuar com o 3-5-2, mas com dois meias, Paulo Baier e Wesley, jogando ao lado do colombiano Valencia, único responsável pela proteção da zaga e pela cobertura dos alas. No ataque, Marcinho está de volta após cumprir suspensão e terá mais uma vez a seu lado Wallyson.

Marcinho, que após um período de baixa se transformou em um dos homens de confiança do Delegado nessa reta final, acredita que mesmo com os riscos, o time não pode abdicar de partir para cima do adversário. "Temos que pressionar 90 minutos lá em cima, como fizemos contra o Goiás. Nossa postura sempre foi assim na Arena. E agora não vai ser diferente", garantiu.

Um duelo que promete acontecerá na lateral. Bruno Costa e Alex Sandro devem ser os escolhidos para pararem o lateral direito Jonathan, que segundo ele mesmo é um dos melhores da posição atualmente no futebol brasileiro. Durante a semana, declarações a esse respeito, vindas do jogador cruzeirense, mexeram com os brios dos atleticanos.

Caso vença o Atlético-PR e conte com um empate entre Atlético-MG e Internacional, no domingo, o Cruzeiro termina a rodada no G-4. Para isso, todos confiam no excelente retrospecto da equipe. Melhor visitante do Brasileirão, com uma campanha de oito vitórias, quatro empates e apenas cinco derrotas (aproveitamento de 54,9%), o Cruzeiro está invicto há dez partidas fora de casa. A última derrota em ;campo inimigo; foi para o Grêmio, por 4 x 1, no dia 2 de agosto, ainda pela 16; rodada.

Mesmo sabendo da pressão que enfrentarão na Arena, os jogadores estão confiantes de que manterão os três meses e meio de invencibilidade fora de casa. "Jogar lá dentro é sempre difícil, mas a gente está com o pensamento de vitória. Vamos dar o melhor e trazer os três pontos para casa", afirmou o volante Henrique.

Seu companheiro no meio-campo, Fabrício, tem opinião semelhante. "Temos jogado bem fora e isso nos dá total confiança. Sabemos das dificuldades, porque o Atlético-PR tem um grande treinador e bons jogadores. Eles estão sofrendo pressão enorme por causa do rebaixamento, mas a gente espera repetir nossas boas atuações", analisou.

Pela terceira vez seguida, o técnico Adílson Batista poderá repetir a equipe, afinal, os atacantes Soares e Guerrón, que se contundiram, eram reservas. O equatoriano, de qualquer forma, já desfalcaria o time, pois levou o terceiro cartão amarelo na última rodada. Apesar disso, o treinador pode preparar uma "surpresa": a entrada do zagueiro Cláudio Caçapa no lugar de Gil. O restante da equipe será a mesma que ficou no empate por 1 a 1 com o Grêmio, no Mineirão.

"É um confronto importante. Sabemos da importância do jogo e precisamos vencer. Vamos entrar para conseguir a vitória", afirmou Adílson, que não adiantou se fará uma marcação especial para cima de Paulo Baier, destaque do time paranaense, mas elogiou muito o jogador. "O Paulo merece, é um jogador inteligente, importante. Ele pode criar muitas situações de jogo. Vamos encontrar dificuldades", concluiu.

FICHA TÉCNICA - ATLÉTICO/PR x CRUZEIRO

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 21 de novembro de 2009, sábado
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Marcio Luiz Augusto e Carlos Augusto Nogueira Junior (ambos de SP)

ATLÉTICO-PR:
Galatto; Manoel, Rhodolfo e Bruno Costa; Nei, Valencia, Paulo Baier, Wesley e Alex Sandro; Marcinho e Wallyson
Técnico: Antônio Lopes

CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Gil (Cláudio Caçapa), Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Wellington Paulista e Thiago Ribeiro
Técnico: Adílson Batista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação