postado em 22/11/2009 17:52
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, neste domingo, em entrevista coletiva na sede do PT em Brasília, que propôs a realização de um amistoso da seleção brasileira contra um combinado de jogadores israelitas e palestinos. A ideia foi passada ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e ao presidente de Israel, Shimon Peres.
Peres esteve no Brasil no último dia 10, quando chegou até a se encontrar com o atacante Ronaldo, do Corinthians. Já Abbas visitou o país no dia 20. A resposta deverá ser dada em março de 2010, quando Lula fará visita oficial aos países. Em tom de piada, o presidente brasileiro ainda propôs participar do jogo, atuando como atacante ou meia.
Apesar da proposta, Lula admitiu que sequer conversou com a CBF sobre a possibilidade de, no ano da Copa do Mundo, a seleção brasileira participar do confronto. "A gente não sabe o calendário. É apenas uma ideia", disse o presidente, de acordo com a Agência Brasil.
O amistoso faz parte dos planos do presidente brasileiro em tentar contribuir para o fim dos conflitos entre palestinos e israelenses. A hipótese de ter Lula como mediador nas negociações para a pacificação da região foi bem recebida por Mahmoud Abbas e Shimon Peres.