postado em 22/11/2009 22:11
Principal tenista do mundo e recordista no número de Grand Slams conquistados com 15, o suíço Roger Federer enfrentou muitas dificuldades, mas venceu neste domingo o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 7/5 e 6/1, e estreou com vitória no ATP Finals, último torneio da temporada e que reúne os melhores tenistas da temporada.
Apesar de vencer sua primeira partida do grupo A, Federer começou sofrendo com o consistente saque de Verdasco. Superior no set inicial, o espanhol pressionou o serviço do suíço e conquistou uma quebra. Sem permitir chances ao número 1 do ranking, o canhoto surpreendeu e venceu por 6/4.
Federer melhorou no segundo set e subiu o aproveitamento do primeiro saque para 73%. Apresentando maior regularidade dentro de quadra, o melhor do mundo aproveitou a única chance de break point, após abrir 0/30 no game, e fechou e empatou a partida ao fazer 7/5.
No desempate, Federer passeou dentro de quadra e mostrou todo o seu talento. Confiante, o tenista da Basileia impôs pressão ao adversário e forçou outro comportamento de Verdasco dentro de quadra. Acuado, o espanhol cometeu muitas falhas e viu o rival abrir 5 x 0 com muita facilidade.
Depois de conceder um game de honra para Verdasco, Federer sacou bem e fechou a partida por 6/1, vantagem que deixa o suíço na primeira colocação do grupo A após a primeira rodada. Também vencedor neste domingo, o britânico Andy Murray, que bateu Juan Martín Del Potro, aparece logo na segunda colocação.
Na próxima terça-feira, quando será realizada a segunda rodada do grupo A, Federer terá pela frente o argentino Juan Martín Del Potro, algoz do número 1 do ranking na final do Aberto dos Estados Unidos. Por sua vez, Fernando Verdasco enfrentará Andy Murray.