postado em 23/11/2009 09:41
Um dos melhores ataques da NBA, o Phoenix Suns não vinha brilhando tanto nesse sentido nas últimas três rodadas. Mas na noite deste domingo a equipe voltou a brilhar ao marcar 117 pontos sobre o Detroit Pistons, sua melhor marca em dez dias. No Arizona, como os visitantes somaram apenas 91, a vitória foi fácil para os anfitriões, que ao lado de Atlanta Hawks e Orlando Magic ostentam a melhor campanha da temporada.
Entre 2003 e 2008, sob o comando de Mike D'Antoni, os Suns se destacaram como uma equipe bastante ofensiva, cujo jogo era baseado na velocidade de Steve Nash. Demitido, o treinador foi substituído por Terry Porter, que a partir da chegada do gigante Shaquille O'Neal mudou a característica do time. Não funcionou, e ambos saíram, sendo que a chegada de Alvin Gentry em fevereiro passado deixou o sistema tática mais parecido com o de D'Antoni.
Nesse contexto, o Phoenix logo começou a brilhar no ataque, tanto é que atingiu a pontuação centenária em todos os 14 compromissos realizados nesta edição da liga, tendo a melhor média entre os participantes - são 110,35 pontos por jornada. Porém, há três partidas não ultrapassava a casa dos 105 tentos, o que voltou a acontecer diante dos Pistons.
Rumo a abastecer as estatísticas da equipe da casa, três jogadores anotaram no mínimo 17 unidades: os astros Nash (20, além de nove assistências) e Amare Stoudemire (21) e também Jason Richardson (17).
Leandrinho elogiado: Saindo do banco de reservas, Leandrinho Barbosa colaborou com dez pontos, três rebotes e três assistências. Sem muito brilho, ele acabou sendo elogiado pelo treinador por causa do trabalho de marcação. "Deste ginásio (Ben) Gordon geralmente sai com 25 ou 30 pontos", comentou. Ao lado de Richardson, o brasileiro limitou o ala-armador do Detroit a dez tentos, sendo que o destaque costuma garantir 20,6 a cada exibição realizada em todo o campeonato.
Com o resultado, os Suns garantiram seu 11º êxito em 2009/10 e somam ainda três derrotas. Esse histórico é exatamente igual aos de Hawks e Magic, que neste domingo bateu fora de casa o Toronto Raptors por 104 a 96. A franquia do Arizona, de qualquer forma, apresenta como vantagem o fato de ter realizado apenas cinco de seus encontros no US Airways Center, onde não perdem há 14 desafios.
Confira todos os resultados da NBA neste domingo:
Phoenix Suns 117 x 91 Detroit Pistons
Toronto Raptors 96 x 104 Orlando Magic
Los Angeles Lakers 101 x 85 Oklahoma City Thunder
New York Knicks 105 x 107 Boston Celtics
Charlotte Bobcats 104 x 88 Indiana Pacers
Miami Heat 102 x 101 New Orleans Hornets