postado em 23/11/2009 10:41
Nesta segunda-feira, a seleção brasileira masculina de vôlei poderia até perder e ainda assim garantir o título da Copa dos Campeões. Entretanto, a equipe fez questão de manter-se como a única invicta na competição, característica garantida a partir da vitória por 3 sets a 0, parciais de 25/12, 26/24 e 25/22, sobre o Japão.
Com quatro vitórias nas rodadas passadas da Copa dos Campeões, o Brasil chegou à última rodada detendo uma grande vantagem sobre os concorrentes. Depois que Cuba, também neste domingo, aplicou 25/14, 25/22, 15/25 e 25/12 sobre o Irã, o plantel centro-americano também alcançou o quarto êxito, porém levava a pior no primeiro critério de desempate - tinha 1,129 no point average, contra 1,192.
[SAIBAMAIS]
Essa classificação fazia com que somente uma derrota acachapante para o Japão pudesse mudar a história do torneio. As chances de isso acontecer se dizimaram já no primeiro set, quando os donos da casa foram derrotados por impiedosos 25/12. Na segunda etapa, eles até reagiram e, por causa de três grandes saques (incluindo um ace) de Yusuke Ishijima, salvaram um triplo set point, mas falharam na sequência.
Na terceira parcial, o domínio brasileiro voltou a ser flagrante, e na segunda parada técnica a marcador já era de 16 x 11. Embora essa vantagem tenha chegado a diminuir, os japoneses não foram capazes de construir uma zebra.
Com o resultado, o time garante a conquista de todos os eventos disputados em 2009, após a Liga Mundial e o Campeonato Sul-Americano. Na Copa dos Campeões, os comandados por Bernardinho já somam três títulos, depois de 1997 e 2005 - das cinco edições realizadas do torneio, apenas duas não ficaram com o grupo verde e amarelo.
Ganhador sem depender do desempate, a seleção favorita deixou o jovem elenco cubano na segunda posição. Em caso de uma vitória expressiva, o Japão teria até chances de faturar um troféu inédito, mas ao final acabou ficando no terceiro lugar.
Dentro de quadra, o nome dos melhores atletas brasileiros não surpreendeu. Confirmando a tendência das rodadas anteriores, Giba, Leandro Vissotto e Murilo foram os maiores pontuadores da partida com 15, 14 e 13 tentos respectivamente.