postado em 23/11/2009 13:19
Em um ano no qual os velocistas procuraram se preservar e ter o foco somente no Campeonato Mundial de atletismo, os dois homens mais rápidos do mundo quase não estiveram frente a frente. Para 2010, temporada em que não há eventos de tanta importância, Usain Bolt promete que isso não será repetido e assim projeta um grande número de confrontos com Tyson Gay.
Nesta temporada, o único encontro entre os rivais foi justamente no Mundial, em que Bolt anotou a melhor marca de todos os tempos nos 100 metros rasos (9s58), deixando Gay na segunda colocação. Nos 200 m, eles nem sequer competiram juntos, visto que o norte-americano alegou uma contusão na perna para desistir.
No fim de ano, os astros participaram de provas distintas na Golden League e, poupando-se, o jamaicano adiantou as férias e permitiu que o colega brilhasse para cima de Asafa Powell em disputas na Ásia. Somando tudo isso, houve uma certa decepção para os fãs do atletismo que não aparecerá em 2010, segundo garantiu Bolt.
"Neste ano não pudemos nos enfrentar até o Mundial. No próximo haverá mais oportunidades, aproveitando de que não teremos grandes campeonatos. Será uma temporada para desfrutar e oferecer espetáculo aos torcedores", previu Bolt, após receber em Mônaco da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) o prêmio de melhor competidor do ano.