postado em 24/11/2009 09:49
Dos dois países que conseguiram derrotar a seleção brasileira feminina de vôlei nesta temporada, uma estará frente a frente com as canarinhas já na primeira fase do Campeonato Mundial de 2010. Trata-se da Itália, anunciada nesta terça-feira em Tóquio como integrante do Grupo B da competição.
Curiosamente, o reencontro envolvendo as rivais acontecerá também no Japão, mesmo palco da vitória italiana por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/23 e 25/21, em 14 de novembro. Na ocasião, o resultado praticamente decretou a perda da Copa dos Campeões para o Brasil, que buscará a revanche no Mundial que ocorre de 29 de outubro do próximo ano a 14 de novembro. Fecham a chave das favoritas Holanda, Quênia, Porto Rico e República Checa.
A outra equipe que conseguiu bater as atuais campeãs olímpicas em 2008 foi a República Dominicana. Na competição mais importante da próxima temporada, ela estará no Grupo D ao lado de China, Coreia do Sul, Turquia, Canadá e Rússia. Este último time ganhou o Mundial passado, realizado também no Japão, após uma vitória no tie-break na final contra as brasileiras.
Medalhistas de prata nas Olimpíadas de Pequim, os Estados Unidos encabeçam a chave C, tendo pela frente a sempre tradicional seleção de Cuba, bem como Alemanha, Cazaquistão, Tailândia e Croácia. No Grupo A, o Japão conta com o apoio da torcida para passar por Sérvia, Polônia, Peru, Argélia e Costa Rica.
No Mundial japonês, as sedes serão Tóquio, Nagoya, Hamamatsu, Matsumoto e Osaka, e os quatro primeiros colocados de cada chave avançam à segunda fase.