postado em 24/11/2009 13:05
Afastado da África desde 2007, o Rali Dacar pode voltar ao continente em 2011. Diretor da prova, Etienne Lavigne, revelou estudar "há vários meses" a mudança do local de disputa, que no ano que vem passará novamente por Argentina e Chile.
Como indica seu nome, o Rali Dacar, criado em 1979, teve a maioria de suas edições terminando na capital do Senegal. A passagem pela África, assim, foi obrigatória nas primeiras 29 edições da corrida, o que acabou alterado em 2008, quando ameaças terroristas na Mauritânia cancelaram a prova. Por causa disso, pela primeira vez na história a organização passou para a América do Sul, cenário que será aproveitado também na próxima temporada.
Durante a apresentação da nova competição, cujo início está marcado para Buenos Aires em 1º de janeiro, Lavigne afirmou, no entanto, que o retorno ao continente africano, cedo ou tarde, é garantido. "Trabalhamos há vários meses sobre a possibilidade de voltar à África, nosso terreno histórico", disse, não sabendo responder se isso será possível já daqui a dois anos. "Temos uma carta de candidatura do governo argentino formal para acolher o Dacar em 2011".
Mesmo que Senegal não volte a encerrar a prova em curto prazo, o dirigente assegura que isso ocorrerá no futuro. Na verdade, ele pretende realizar um revezamento entre os locais da disputa. "Gostaríamos de alternar entre os dois continentes e inclusive ir a outros. Mostramos que podemos fazer esta corrida em ambientes diferentes, o que é extraordinário".