postado em 25/11/2009 09:35
Inicialmente favorita a uma vaga no Grupo A da Copa dos Campeões, a Juventus pode assegurar sua vaga nas oitavas de final da competição com uma vitória simples na partida contra o Bordeaux, considerado como uma das sensações do torneio, nesta quarta-feira, às 17h30 (Brasília) no estádio de Chaban-Delmas.
Após não conseguir superar os franceses jogando em casa (empate por 1 x 1 no estádio Olímpico de Turim), os italianos precisam de um triunfo para se garantir nas oitavas já nesta rodada, independentemente do resultado do ainda concorrente Bayern de Munique. Para a Juve, seria muito melhor superar o Bordeaux agora, para eliminar qualquer possibilidade de eliminação no confronto direto com os alemães na próxima rodada.
Mas a missão não parece fácil. Dentro do Chaban-Delmas, os girondinos, líderes do Campeonato Francês, têm um grande retrospecto na temporada. Ao todo, são seis vitórias e apenas uma derrota.em sete jogos em casa no torneio nacional, e 100% de aproveitamento nas duas partidas caseiras pela Champions.
Para piorar a tarefa de Ciro Ferrara, a Juventus sofre com diversos desfalques ofensivos, devido às contusões de Alessandro Del Piero, Vincenzo Iaquinta e David Trezeguet. Com isso, o técnico da Velha Senhora terá à disposição apenas um atacante, o brasileiro Amauri. Por outro lado, o treinador terá a volta de Cláudio Marchisio, candidato a uma vaga no meio-de-campo titular.
Se o time italiano está desfalcado, o Bordeaux também não conta com seu maior jogador. O meio-campista Yoann Gourcuff, principal responsável pela criação de jogadas dos marine et blanc, está lesionado e é ausência certa para a partida.
E os problemas franceses não param por aí. O atacante Chamakh, o meio-campista Jurietti e os brasileiros Jussiê e Henrique também deverão perder o confronto contra os bianconeri.
Para salvar temporada, Bayern joga e torce - Louis van Gaal foi contratado pelo Bayern de Munique com duas missões: retomar a hegemonia na Alemanha e fazer ao menos uma boa campanha na Copa dos Campeões. Mas, já muito mal no torneio nacional, uma provável eliminação na Champions agravaria muito a crise no time bávaro, e poderia até custar a cabeça do treinador.
Para evitar esse cenário caótico, o Bayern precisa vencer o Maccabi Haifa também nesta terça-feira, às 17h30 (Brasília). Mas além de superar o time israelense, num duelo que não promete ser muito difícil, uma vez que o Maccabi já está eliminado da competição, o time de Munique precisa torcer para que o Bordeaux não perca para a Juventus nesta terça, para ainda ter chances de classificação. Aí, na última rodada da Champions, os bávaros teriam um duelo direto contra os italianos pela vaga nas oitavas.