postado em 25/11/2009 09:39
Com vagas asseguradas nas oitavas de final da Liga dos Campeões, Chelsea e Porto se enfrentam nesta quarta, às 17h45 (de Brasília), no Estádio do Dragão, em Portugal. As equipes brigam para definir quem será o líder do grupo D, único da competição que já tem seus dois classificados para a próxima fase definidos.
Na liderança do Campeonato Inglês, com cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder Manchester United, e também à frente na Champions, com um ponto a mais que o Porto, o Chelsea vive uma lua de mel com sua torcida. No último sábado, o time goleou o Wolverhampton, em Stamford Bridge, por 4 x 0, pela 14ª rodada da Premier League.
Para o jogo desta quarta, o técnico Carlo Ancelotti viajou com um plantel de 20 jogadores. O atacante Didier Drogba e os meias Ballack e Deco estão de volta à equipe. Além disso, o jovem francês Gael Kukuta, envolvido em recente polêmica com a FIFA por ter sido contratado pelo Chelsea quando ainda tinha 17 anos, também acompanha os Blues na partida em solo português.
O Porto tem o retorno de alguns de seus principais jogadores para o jogo. Bruno Alves, Raul Meireles, Hulk, Alvaro Pereira e Fernando integram a equipe comandada por Manuel Jesualdo Ferreira. Apesar de já estar classificado, o Porto considera a partida muito importante. "Jogaremos contra a melhor equipe inglesa", sentenciou o técnico. "Não disputamos nenhuma partida há mais de duas semanas, mas tivemos tempo para trabalhar acima do normal. Surgiram alguns problemas, não pudemos contar com certos jogadores, mas estamos melhorando aos poucos", complementou.
Por outro lado, os eliminados APOEL e Atlético de Madri se enfrentam para cumprir tabela, no Chipre. Segundo o zagueiro Álvaro Dominguez, entretanto, a equipe espanhola lutará até o fim para alcançar a terceira colocação e conquistar uma vaga na Liga Europa. Com uma campanha pífia no Campeonato Espanhol, os colchoneros passam por um momento difícil. Ocupam apenas a 18ª posição do nacional e conquistaram míseros dois pontos na Champions. Para Dominguez, está na hora de dar alegria à torcida.
"Não podemos mais falhar. Estamos cometendo erros infantis, mas o importante é que continuamos trabalhando a cada treinamento", assegurou. O APOEL passa por fase menos delicada, ocupando a 4ª colocação do Campeonato Cipriota. Entretanto, na Liga dos Campeões, o time de Nicosia permanece na lanterna, com apenas um ponto.