postado em 25/11/2009 19:44
O Chelsea bateu o Porto por 1 x 0 nesta quarta-feira e confirmou não só a liderança do Grupo D, mas também a brilhante fase que vive, tanto na Liga dos Campeões quanto no Campeonato Inglês. Com as duas equipes classificadas para as oitavas de final, a partida foi uma das mais monótonas da 5ª rodada da Champions. Os Blues chegam aos 13 pontos, enquanto os portugueses, com o segundo lugar assegurado, permanecem com 9.
Equilibradas, as equipes fizeram um primeiro tempo praticamente igual. Com oito chutes para cada lado, Porto e Chelsea aproveitavam para arrematar de longe, tentando aproveitar os rebotes. O brasileiro Fernando e o argentino Belluschi foram os maiores exemplos disso.
Ao mínimo espaço dado pela zaga inglesa, os meias respondiam com perigosas conclusões. Em uma das oportunidades, aos 30 minutos, Belluschi acertou a trave de Petr Cech, animando a torcida portuguesa. Nos últimos lances da primeira etapa, o Porto melhorou seu ritmo de jogo, criando mais chances do que o adversário. Entretanto, a partida não saiu do zero.
No retorno para a etapa complementar, o Chelsea, com postura mais ofensiva em relação aos primeiros 45 minutos, passou a ameaçar mais o goleiro Beto. O técnico do Porto, Jesualdo Ferreira, trocou Varela por Hulk, tentando aproveitar-se da força e do oportunismo do atacante brasileiro. Entretanto, quem chegou ao gol foi a equipe inglesa. Aos 24 da segunda etapa, Anelka aproveitou cruzamento de Malouda e, de cabeça, abriu o placar no Estádio do Dragão.
A torcida do Porto, manifestando gratidão, aplaudiu Deco quando ele foi substituído por Joe Cole, aos 31 minutos. O ousado Hulk, correspondendo às expectativas do seu treinador, levava perigo ao gol de Cech. Raul Meireles também teve chances de empatar a partida, mas o gol dos mandantes não saiu e o Chelsea confirmou mais uma vitória na brilhante campanha que faz na temporada 2009/10.
APOEL e Atlético de Madri empatam, afundando espanhóis na crise
No Chipre, o APOEL empatou com o combalido Atlético de Madri por 1 x 1. Logo no começo do jogo, aos 5 minutos, Mirosavljevic chutou de direita após passe preciso de Alexandrou e abriu o placar. O time espanhol teve chance clara de empatar alguns minutos depois, com Forlán, mas a má fase não parecia não querer abandonar os colchoneros.
Na segunda a etapa, o Atlético continuou cometendo os mesmos erros primários, mas demonstrava muito mais vontade. Aos 15, Forlán, muito mal na partida, chutou de perna esquerda após ótima assistência de Jurado e perdeu um gol feito. Entretanto, um minuto depois, Simão aproveitou chance perdida pelo próprio uruguaio dentro da área e empatou a partida. Errando muitos passes, os alvirrubros jogavam uma das piores partidas da temporada. Nem mesmo o argentino Aguero, no qual a torcida deposita tanta confiança, foi capaz de resolver a situação e dar a vitória à sua equipe.
Com o empate, o APOEL permanece na lanterna do grupo, com apenas dois pontos conquistados. Já os espanhóis, ainda em profunda crise, vão para três e perdem a desejada vaga na Liga Europa.