postado em 26/11/2009 09:19
As últimas duas partidas do Denver Nuggets na NBA tiveram muitas semelhanças: em ambas a equipe teve pela frente os dois piores retrospectos da liga, confirmou o favoritismo com facilidade e teve Nenê Hilário como destaque. Repetindo a história da terça-feira contra o New Jersey Nets, nesta quarta os representantes do Colorado venceram o Minnesota Timberwolves por 124 x 111 em uma noite na qual o brasileiro foi eleito o "melhor" por seu treinador.
Regular durante toda a temporada, Nenê ainda conseguiu elevar o nível nas últimas cinco partidas, em que vem colecionando médias de 16,4 pontos e 9,6 rebotes por partida - por causa disso, foi inclusive considerado o jogador mais expressivo dos Nuggets na semana passada pelo jornal The Denver Post. Diante dos Wolves, o pivô colecionou respectivamente 17 e 8 unidades nessas estatísticas e ainda agregou brilho em outros dois fundamentos, tendo assegurado seis assistências e três tocos.
"Nenê é simplesmente uma força ofensiva e defensiva", resumiu o técnico George Karl em entrevista à mesma publicação. "Ele realizou grandes decisões ofensivas, sendo eficiente nos passes, indo bem nos rebotes, bloqueando... ele foi o que mais impressionou", emendou. Melhor do grupo, o brasileiro, que acertou sete dos nove arremessos arriscados, teve de 'competir' com os 22 pontos e cinco assistências de Carmelo Anthony e com os 19 tentos de Chauncey Billups.
Billups, aliás, elogiou bastante os dois companheiros pelos bons números obtidos nas assistências. "Acho que Melo e Nenê estão começando a perceber onde fazer o passe", comentou o armador. O ala norte-americano e o pivô canarinho tem colecionado médias respectivamente de 3,5 e 2,4 unidades nesse fundamento, superiores às de suas carreiras.
Após baterem o New Jersey Nets por 101 x 87 no Colorado na rodada passada, os Nuggets jogaram fora de casa desta vez também contra um time que luta contra as últimas posições da NBA. Se os Nets levaram 93 x 83 do Portland Trail Blazers nesta quarta e completaram a 15ª jornada sem vitória na temporada, os Wolves já encaram um jejum de 14 partidas - só ganharam na abertura da competição. Com mais duas derrotas, eles igualarão o recorde negativo de reveses seguidos da história da franquia.
Leandrinho também vai bem: Pela terceira vez nesta temporada, todos os brasileiros entraram em quadra no mesmo dia pela NBA e venceram. Para o Phoenix Suns, que aplicou 126 a 111 no Arizona sobre o Memphis Grizzlies, Leandrinho Barbosa anotou 15 pontos e quatro assistências, construindo sua melhor exibição desde que se recuperou de uma lesão no punho direito, em 9 de novembro.
Anderson Varejão, por sua vez, foi o único representante do país que não se destacou ofensivamente nesta quarta-feira. Saindo do banco de reservas assim como Leandrinho, o ala-pivô limitou-se a quatro pontos, porém ao menos conseguiu contribuir na defesa, com oito rebotes (somente dois no ataque). Fora de casa, o Cleveland Cavaliers bateu o Detroit Pistons por 98 x 88.
Confira todos os resultados da NBA nesta quarta-feira:
Minnesota Timberwolves 111 x 124 Denver Nuggets
Indiana Pacers 86 x 73 Los Angeles Clippers
Boston Celtics 113 x 110 Philadelphia 76ers
Orlando Magic 98 x 99 Miami Heat
Detroit Pistons 88 x 98 Cleveland Cavaliers
New Orleans Hornets 102 x 99 Milwaukee Bucks
Houston Rockets 99 x 130 Dallas Mavericks
San Antonio Spurs 118 x 104 Golden State Warriors
Phoenix Suns 126 x 111 Memphis Grizzlies
Sacramento Kings 111 x 97 New York Knicks
Portland Trail Blazers 93 x 83 New Jersey Nets
Charlotte Bobcats 116 x 81 Toronto Raptors