postado em 26/11/2009 16:25
No Campeonato Brasileiro de 2004, o Botafogo enfrentou o Atlético-PR na Arena da Baixada na última rodada, empatou por 1 x 1 e se manteve na Série A. Em 2009, os times vão se reencontrar no estádio curitibano às 17 horas do próximo domingo, outra vez com o Bota ameaçado. Único remanescente daquele jogo, o goleiro Jefferson, espera que o desfecho das temporadas seja o mesmo: Fogão livre do rebaixamento.
"Passa um filme pela cabeça. A situação é a mesma, mais uma decisão na Arena, mas a diferença é que naquele ano eles lutavam pelo título. Se o Botafogo for com a mesma determinação e união daquele jogo, voltará para casa com o mesmo alívio e alegria", comentou o goleiro Jefferson, titular em 2004 e em 2009.
Há cinco anos, o Glorioso se livrou do rebaixamento por apenas um ponto (conquistado em Curitiba): terminou o ano com 51, contra os 50 do Criciúma, que foi para a Série B. Já o Furacão ficou com a segunda colocação, uma vez que o título foi para o Santos por três pontos (86 dos Rubro-negros contra os 89 dos paulistas).
Naquele empate por 1 x 1, Washington (atualmente artilheiro do São Paulo) marcou o seu 34º gol pelo Atlético-PR (estabelecendo um recorde de gols em uma edição do torneio nacional) e Schwenk (hoje atacante do Figueirense) igualou o marcador e salvou os botafoguenses.
Atualmente, o Botafogo em 44 pontos, mesmo índice de Atlético-PR. O vencedor deste confronto pode até conseguir se livrar do rebaixamento. Fluminense (42) e Coritiba (44) também são os outros times ameaçados para cair. Santo André e Náutico, ambos com 38, precisam de milagres para seguir na Série A.
Jefferson foi um dos destaques daquele 1 x 1 contra o Furacão em 2004. Aos 26 anos, o goleiro chegou ao time da Estrela Solitária em 2003, passou quatro anos no futebol da Turquia e retornou nesta temporada para, quem sabe, reescrever a história da salvação do Alvinegro na Arena da Baixada.