postado em 27/11/2009 13:41
Até para motivar os jovens Paul di Resta e J.R. Hildebrand, que testarão para a Force India na próxima semana em Jerez de la Frontera, Vijay Mallya afirmou na última terça-feira que a equipe ainda não havia definido pilotos para a próxima temporada da Fórmula 1. Apenas três dias depois, o próprio milionário desmentiu aquela informação e anunciou que Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi serão mantidos como titulares.
Segundo Mallya, a continuidade da dupla de pilotos vem para confirmar a "consistência" da escuderia, que seguirá também utilizando motores da Mercedes-Benz. "Com essa estabilidade confio em termos uma excelente plataforma para evoluir depois de um forte desempenho", previu ele, que em 2009 vibrou com a primeira pole position e o primeiro pódio da história da Force India.
Sutil, assim, completará seu quinto ano na fábrica de Silverstone, já que passa muito de seus dias ali desde a época em que o time local ainda era a Midland, em 2006. Depois, defendeu a Spyker e agora está na sucessora dos holandeses. "Sinto-me bem aqui, é como uma família, e quando isso acontece você pode focar 100% de sua energia na pista", comentou.
Com a renovação do contrato do piloto de 26 anos, a nova Mercedes GP tem uma opção a menos para compor seu quorum, visto que o alemão chegou a ser um dos candidatos a vaga que pode ficar com Nick Heidfeld, Kimi Raikkonen ou Michael Schumacher.
O anúncio da permanência de Liuzzi na Force India, por outro lado, frustra os planos de outro italiano, Giancarlo Fisichella, que deixou a equipe para substituir Felipe Massa na Ferrari e estudava um eventual retorno. "Sempre foi meu objetivo voltar a correr em 2010 e finalmente atingi isso", disse o automobilista de 28 anos, que na última temporada disputou apenas cinco corridas.
Com as novidades, os testes de Jerez de la Frontera, entre 1 e 3 de dezembro, servirão apenas para a distribuição de uma vaga de reserva no time indiano. Brigarão por ela o escocês Di Resta, terceiro colocado do último Campeonato Alemão de Turismo (DTM), e o norte-americano Hildebrand, quarto da edição passada da A1GP com o time de seu país.