Superesportes

Reserva, Fernando confirma aposentadoria após Brasileiro

postado em 27/11/2009 20:02
Jogador mais experiente do Campeonato Brasileiro, o volante Fernando está a apenas dois jogos de encerrar a carreira. Aos 42 anos, o jogador está certo de que seu ciclo no futebol chegou ao fim, independentemente da situação do Santo André - com 38 pontos, o time está próximo do rebaixamento. Ele garante que pendura as chuteiras dia 6 de dezembro.

"A situação do clube neste momento não muda nada, pois a decisão já estava tomada. Já vinha pensando nisso há alguns anos e por isso nem preciso me preparar psicologicamente, pois fui além do que é normal para um jogador de futebol", disse Fernando, ciente de seu momento: "Sou uma exceção por jogar até essa idade".

O experiente atleta ainda garante que a condição de reserva à qual foi relegado pelo técnico Sérgio Soares nas últimas rodadas também não tem influência na decisão. Para tentar salvar o Ramalhão no Brasileirão, o treinador optou pela juventude de Júnior Dutra. Fernando não escondeu o incômodo com isso, mas garantiu que sabe lidar com o fato de ter de ficar no banco.

"Por incrível que pareça, esta é uma situação diferente na minha carreira. É a primeira vez que sofro com isso. E no começo fiquei mesmo muito chateado", afirmou o jogador, atualmente mais tranquilo: "Mas com o tempo aprendemos a tirar proveito de tudo e estou aprendendo com isso".

Fernando iniciou a carreira no futebol em 1987, no Uberlândia (MG). No início da década de 90, atuou pelo Mogi Mirim que ficou famoso como ;Carrossel Caipira;, ao lado de Rivaldo e sob o comando do técnico Oswaldo Alvarez. Na sequência, defendeu Portuguesa, Guarani e Avispa Fukuoka, do Japão, na sua única experiência internacional, em 1998.

Em 2000, reforçou o Palmeiras e chegou à final da Copa Libertadores, perdendo o título para o Boca Juniors. Ainda jogou por Botafogo e Marília antes de aceitar o projeto do Santo André, ajudando na campanha de ascensão à Série A.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação